STJ retoma nesta terça-feira julgamento sobre incêndio na Boate Kiss

O caso começou a ser julgado em junho, mas foi interrompido após o ministro Rogério Schietti votar pela prisão imediata dos quatro condenados

STJ retoma nesta terça-feira julgamento sobre incêndio na Boate Kiss | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 5 de setembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) prossegue com o julgamento do trágico incêndio ocorrido em 2013 na Boate Kiss, situada em Santa Maria (RS), que resultou na trágica perda de 242 vidas e deixou mais de 600 pessoas feridas. O julgamento teve início no mês de junho, mas foi interrompido quando o ministro Rogério Schietti emitiu seu voto favorável à prisão imediata dos quatro condenados envolvidos no caso.

A análise do processo será retomada com a participação do ministro Antonio Saldanha, que solicitou mais tempo para examinar o processo ao pedir vista. A Sexta Turma do STJ está avaliando o recurso apresentado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) contra a decisão que anulou o veredito do júri e resultou na libertação dos acusados.

Em agosto do ano passado, a defesa dos acusados protocolou um recurso que foi aceito pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), reconhecendo a existência de irregularidades processuais que ocorreram durante a sessão do Tribunal do Júri de Porto Alegre, realizada em dezembro de 2021. 

O júri proferiu condenações aos ex-sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr, com uma pena de 22 anos e seis meses de prisão, assim como Mauro Londero Hoffmann, que recebeu uma sentença de 19 anos e seis meses de reclusão. Além disso, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha também foram condenados a 18 anos de prisão cada um. 

No STJ, as defesas dos quatro acusados reiteraram que o julgamento estava marcado por diversas irregularidades e defenderam a preservação da decisão que invalidou as condenações. Entre as ilegalidades apontadas pelos advogados, destaca-se a realização de uma reunião privada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e das defesas, bem como o sorteio de jurados fora do prazo legal.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES