Acordo para facilitar comércio global é “positivo” para o Brasil, Dilma Rousseff

Presidente comentou no Twitter resultados de conferência da OMC.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois dias após a Organização Mundial do Comércio (OMC) fechar um acordo histórico para facilitar o comércio internacional, a presidente Dilma Rousseff utilizou nesta segunda-feira (9) sua conta no microblog Twitter para celebrar os resultados da conferência realizada em Bali, na Indonésia, e enfatizar que a negociação será positiva para o Brasil.

O encontro, que durou quatro dias na Oceania, destravou a rodada de Doha ? uma série de reuniões iniciadas em 2001, que visam discutir regras para tornar mais ágil o comércio entre os países. Desde 2008 as negociações estavam paralisadas.

"Os resultados da Conferência da #OMC são amplamente positivos para o Brasil, pois facilitam o acesso de nossos produtos a mercados em todo o mundo, ao simplificar e desburocratizar procedimentos aduaneiros. #OMC", escreveu a presidente na rede social.

Segundo Dilma, os acordos multilaterais são "as saídas dos impasses globais". "As saídas dos impasses globais estão em acordos multilaterais, onde todos tem voz, e não na imposição dos dos + fortes sobre os + fracos", complementou.

O impasse foi destravado na reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), dirigida hoje pelo brasileiro Roberto Azevêdo. A presidente elogiou a atuação do dirigente da OMC. "O acordo de Bali demonstra nosso acerto ao indicar o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo p/ dirigir a #OMC."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES