Anielle Franco se filia ao PT visando eleições de 2026

Ministra da Igualdade Racial fortalece laços com partido em cerimônia no Rio de Janeiro, mirando possíveis candidaturas futuras.

Anielle Franco | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, oficializa sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) em evento marcado para esta terça-feira (2/4), às 18h, no Circo Voador, no Centro do Rio de Janeiro. 

A cerimônia contará com a presença do presidente Lula e da primeira-dama Janja, evidenciando o respaldo do partido à sua entrada. 

Esse movimento político, que vinha sendo articulado desde o ano anterior, ganhou impulso com a volta de Marta Suplicy ao PT e sua decisão de se tornar vice na chapa de Guilherme Boulos (PSol) na última eleição para a prefeitura de São Paulo.

Anielle Franco, conhecida por sua trajetória de luta e esperança, expressou sua satisfação com o ingresso no PT, destacando suas origens na Maré, sua família e a memória de sua irmã, Marielle Franco. 

No cenário político carioca, a ministra emerge como uma aposta estratégica de Lula e Janja para fortalecer a candidatura de Eduardo Paes (PSD) à reeleição, embora o partido do prefeito prefira indicar um nome próprio para a composição da chapa.

Internamente, setores do PT consideram que Anielle teria melhores perspectivas para concorrer a um cargo no Congresso em 2026, em vez de se envolver em disputas municipais neste ano. 

Enquanto isso, Lula segue em negociações para definir vices petistas em cidades-chave, mantendo diálogo com Paes no Rio de Janeiro e com João Campos (PSB) em Recife.

Apesar de Paes indicar preferência por outro nome para vice, o momento político é favorável para a inclusão de Anielle na chapa, especialmente após a conclusão da Polícia Federal sobre o envolvimento de um ex-secretário de Paes no assassinato de Marielle Franco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES