Chico Lucas fala sobre as novos planos para a segurança pública do Piauí

Em entrevista para o programa Ronda Nacional, apresentado pelo jornalista Silas Freire, Chico Lucas citou a criação de 9 delegacias

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coordenador da transição do governador eleito Rafael Fonteles (PT), Chico Lucas, que vai assumir a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí em 2023, compartilhou nesta quarta-feira (9) quais estratégias ele pretende adotar para melhorar a segurança da população.

Em entrevista para o programa Ronda Nacional, apresentado pelo jornalista Silas Freire, Chico Lucas citou a criação de 9 delegacias e a combinação de educação, inclusão social e esporte como um meio de reduzir índices de violência no Piauí.

Silas Freire entrevista Chico Lucas, indicado por Rafael Fonteles (PT) para a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Foto: Ananda Soares)

Leia Mais

O número do efetivo de policiais militares, alvo de reclamações pela população, deve crescer, conforme o futuro secretário. Ainda durante a campanha eleitoral, Rafael Fonteles (PT) se comprometeu em incluir mais quatro mil policiais militares para minimizar os índices de violência nos municípios. 

“Este ano, a governadora Regina Sousa (PT) já convocou 1.100 policiais, que começam a ir às ruas em março do próximo ano. Ao longo desses quatro anos, além dos mil, vamos convocar mais 3 mil policiais. A ideia é que ao longo dos quatro anos, nós tenhamos quatro mil novos policiais militares, o que resolveria a questão do déficit de efetivos”, explicou Chico Lucas.

Ele destacou que o patrulhamento ostensivo e preventivo também será reforçado, especialmente em bairros de cidades com histórico de presença de facções criminosas. 

Nesses locais, segundo Chico Lucas, serão implantadas atividades educativas para afastar crianças e jovens do crime organizado. Em sua fala, ele realçou que apenas a repressão não é capaz de reduzir a criminalidade no estado e falou da necessidade de integrar educação, esporte e cultura no dia a dia da população.

Uma das ferramentas citadas pelo futuro secretário de Segurança é o aumento no quantitativo de escolas em tempo integral, uma pauta já defendida e elucidada pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT) em atos de campanha. “Tudo vai ser muito dialogado com a cúpula de policiais e com a sociedade”, expressou.

Em resposta ao jornalista Silas Freire, que citou a fragilidade na polícia investigativa do Piauí e a carência de delegacias especializadas, Chico Lucas comentou que a criação de uma delegacia própria para roubos e furtos está nos planos do novo governo.

“Quanto à distribuição dos distritos policiais de Teresina, eu tenho minhas críticas e acho que a distribuição dos distritos não está sendo adequada e não está trazendo a segurança necessária. A possibilidade da criação de delegacia de roubos e furtos é uma realidade”, contou.

Outra proposta defendida por Chico Lucas é a criação de mais nove delegacias no Piauí, sendo quatro em Teresina e cinco no interior do estado. 

Acordo com Rafael Fonteles

Conforme o coordenador de campanha, foi feito um acordo entre o novo secretariado e Rafael Fonteles (PT) . O governador eleito pediu total comprometimento com a gestão.

“Quando nos convidou para compor o secretariado, Rafael disse para nos preocuparmos com a gestão, não seremos candidatos a deputado federal ou estadual nas próximas eleições. Eu entro com o objetivo de apresentar resultados, lógico, a segurança é algo muito complexo, mas eu estou preocupado em trazer resultados”, contou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES