China firma acordo cooperativo com Lula ao notar seu destaque internacional

A aliança visa potencializar a soberania socioeconômica entre as duas nações

Lula e Xi Jinping (presidente da China) | Ken Ishii/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (20), o Partido dos Trabalhadores (PT) deu um importante passo para estreitar seus laços com a China ao firmar um acordo oficial de "intercâmbio e cooperação" com representantes do Partido Comunista Chinês (PCCh) em Brasília. Esse acordo consolida o envolvimento do PT, como partido político, nas relações diplomáticas entre Brasil e China, complementando os esforços do governo federal.

O pacto estabelecido entre as duas legendas visa "fortalecer as relações bilaterais, aprofundar a comunicação estratégica e promover o desenvolvimento sustentável e saudável das relações entre a China e o Brasil". Em termos práticos, isso significa que o PT terá um papel fundamental nos diálogos diplomáticos envolvendo o PCCh, que é o único partido na China.

Leia Mais

O acordo prevê a intensificação das "trocas de visitas de alto nível" entre o PT e o PCCh, além da realização de "consultas estreitas sobre questões que implicam à soberania, à integridade territorial e à independência e à autodeterminação dos dois países".

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ministro do Departamento Internacional do PCCh, Liu Jinchao, foram os responsáveis por assinar o documento histórico. Também esteve presente o representante do Comitê Permanente do Politburo do PCCh, Li Xi. Hoffmann destacou a longa trajetória de diálogo e cooperação entre os partidos e países envolvidos.

O acordo tem uma validade que se estende até setembro de 2028, estabelecendo uma parceria de cooperação duradoura entre o PT e o PCCh. Essa iniciativa representa um marco significativo nas relações bilaterais entre Brasil e China, destacando o compromisso mútuo em promover a cooperação e o entendimento entre as duas nações.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES