Congresso deve votar nesta quarta revisão da meta fiscal para 2015

Revisão seria votada nesta terça, mas oposição dificultou a análise

Avalie a matéria:
|

O Congresso Nacional tem uma sessão marcada às 12h desta quarta-feira  (2) para votar a revisão da meta fiscal do governo em 2015. O tema, de  interesse do Palácio do Planalto, autoriza o Executivo a fechar as suas  contas no ano com um rombo recorde de até R$ 119,9 bilhões.  Inicialmente, a meta previa superávit.

Para não ser acusada de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, a presidente Dilma precisa que os parlamentares aprovem o novo patamar dos gastos do governo. Na segunda-feira (30), um decreto presidencial contingenciou R$ 10,7 bilhões do Orçamento da União e congelou gastos federais em dezembro. O decreto cairá caso o Congresso aprove a revisão da meta.

A votação ocorreria nesta terça-feira (1º), mas parlamentares do DEM, PPS e PSDB adotaram táticas para impedir que o quórum necessário para a deliberação fosse alcançado. Diante disso, o presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), remarcou a sessão.

Na ocasião, Renan afirmou acreditar que será possível votar a revisão da meta nesta quarta. "Eu acho que dá. É importante que façamos a redução da meta amanhã [quarta]. O Congresso tem feito a sua parte, tem ajudado o país. [...] Votamos tudo que o governo referiu como ajuste fiscal", disse o presidente do Senado após agendar a nova sessão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES