Dilma dá posse a Lula como novo ministro da Casa Civil

Dilma

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta quinta-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro-chefe da Casa Civil. A cerimônia de posse ocorreu no Palácio do Planalto.

Ao lado de Lula, também assumiram os novos ministros da Justiça, Eugênio Aragão, e da Aviação Civil, Mauro Lopes. Deslocado da Casa Civil para dar o cargo a Lula, Jaques Wagner passará a comandar, a partir desta terça, o novo ministério do Gabinete Pessoal do Presidente da República.

A avaliação de aliados é que, como ministro, Lula vai poder atuar como um articulador político do Planalto, ajudando na interlocução com o Congresso Nacional, movimentos sociais e partidos, e na elaboração de propostas para o país superar a crise econômica. 

O anúncio de que Lula assumiria a Casa Civil ocorreu nesta quarta (16), por meio de um comunicado oficial divulgado pela Secretaria de Comunicação Social. Ao longo de quarta e da última terça (15), Lula se reuniu com Dilma e ministros próximos aos dois, como Jaques Wagner e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), para discutir a decisão.

A presidente Dilma Rousseff declarou que a interceptação de uma conversa sua com o ex-presidente e novo ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, é uma "agressão" e afirmou que o caso será investigado.

"Nós estamos diante de um fato grave, uma agressão não à minha pessoa, mas à cidadania e à nossa Constituição", disse Dilma durante cerimônia de posse do ex-presidente Lula como ministro e de outros três ministros, na manhã desta quinta-feira (17), em Brasília.

"Estaremos avaliando as condições desse grampo que envolve a Presidência da República. Nós queremos saber quem o autorizou, por que o autorizou e por que foi divulgado quando não continha nada, eu repito, nada que possa levantar qualquer suspeita sobre seu caráter republicano", falou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES