Debate Meio Norte: Candidatos discutem segurança, renovação e investimento

Candidatos a deputado federal Alexandre Sampaio, Ronney Lustosa e Teresinha de Jesus participaram do debate

Debate com candidatos a deputado federal | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os candidatos a deputado federal Alexandre Sampaio (NOVO), Ronney Lustosa (União Brasil) e Teresinha de Jesus (PL) participaram do Debate Meio Norte, dentro do Programa Bom Dia Meio Norte, apresentado por Ieldyson Vasconcelos e com suporte jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

Alexandre Sampaio destacou a importância por ter a possibilidade de mostrar as ideias do NOVO, um partido que respeita os impostos do cidadão e aplica os recursos na saúde, educação e segurança. "Aplicamos o recurso em tudo o que interessa ao cidadão", diz.

Ieldyson Vasconcelos comanda debate entre candidatos (Raissa Moraes)

O candidato Ronney Lustosa disse que o debate é importante por ser um espaço em que é possível mostrar as proposições para que a população possa comparar e escolher o seu representante no Poder Legislativo.

Outra participante do debate foi Teresinha de Jesus, do PL, e sua expectativa no debate é tornar-se mais conhecida do eleitor. "Sou teresinense, trabalhei por muito tempo como educadora no Piauí e Maranhão", disse a professora, afirmando que qualquer cidadão do bem com conhecimento pode ocupar uma cadeira na Câmara Federal.

Candidato Alexandre Sampaio (NOVO) (Rassisa Morais)

Alexandre Sampaio: Investir recurso público de forma correta

Questionado sobre esporte, o candidato do NOVO, Alexandre Sampaio destacou o tema como importante e complementar da educação. "O esporte ensina como trabalhar em equipe", disse, defendendo uma mudança no modelo de educação para atender as diversas e diferentes regiões do Brasil. "Temos um modelo muito engessado", afirmou.

Para o candidato, o NOVO tem uma forma diferente de trabalhar os recursos públicos e disse que o dinheiro destinado ao Fundo Eleitoral para fazer campanha deve ser aplicado no investimento ao esporte, à segurança, saúde e educação.

No debate, o candidato falou sobre a crise na segurança e criticou o fato de criminosos condenados não cumprirem a pena em sua totalidade e ressaltou a necessidade de melhorar a execução penal no Brasil com mudanças nos Códigos Penal e Processual Penal.

O candidato pediu ao eleitor para conhecer a proposta do NOVO, um partido chegou para mudar e aplicar o dinheiro do cidadão em serviços essenciais e citou que o recurso destinado ao Fundo Eleitoral é maior do que o aplicado em saneamento básico.

Candidato Ronney Lustosa (União Brasil) (Raissa Morais)

Ronney Lustosa: Dedicar tempo à educação e desenvolvimento

Servidor da Prefeitura Municipal de Teresina, exatamente da Secretaria de Educação, Ronney Lustosa disse que vai dedicar, integralmente, seu tempo para educação para mudar a realidade da população.

"Não há outro caminho. Precisamos fazer com que as escolas do Brasil evitem, terminantemente, a tal da ideologia de gênero e vamos defender ainda a proibição da linguagem neutra", afirmou, destacando que uma de suas metas é trabalhar para qualificação do professor para se ter um ensino de melhor qualidade. "A educação é prerrogativa da família e a escola tem a obrigação de formar", explicou, destacando que é preciso unir esforços para recuperar a educação no Piauí, o ensino profissionalizante, proporcionar melhorias salariais aos professores e preparar mão-de-obra para que as empresas possam vir ao Estado e empregar os piauienses.

Ronney falou da necessidade de se restabelecer o elo entre a classe política e a população, e riticou a forma de fazer campanha, em que o dinheiro fala mais alto que as ideias. O candidato disse ser contra o Fundo Eleitoral e, se eleito, vai lutar para extinguir. "Mas agora faz parte da regra do jogo. No entanto, o momento agora é de se preocupar com a economia do Piauí, um estado rico, de pontencial turístico, econômico. Precisamos retomar o desenvolvimento", disse, destacando.

O candidato disse que esse momento é um dos mais importantes dos últimos 40 anos e pediu para o cidadão avaliar se o estado tem infraestrutura, segurança, educação, saúde. "Temos um estado tomado por elites que se perpetuam no poder há várias décadas. As cadeiras da Assembleia Legislativa, por exemplo, são heranças políticas e passam de pai para filho", disse.

Candidata Teresinha de Jesus (PL) (Raissa Morais)

Teresinha de Jesus: Câmara não tem dono, mandato é do povo

A professora Teresinha de Jesus, candidata do PL, e seu compromisso é com a família e com o Brasil, fez críticas à ideologia de gênero e ressaltou que a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) tem conteúdo bom, mas não foi aplicado na íntegra e criticou a linguagem neutra e falou ainda de seu trabalho nas redes sociais.

A candidata entende que a Câmara Federal não tem dono, é do povo e qualquer pessoa do bem pode ocupar e destacou as principais atribuições do deputado federal que é legislar e ressalta que ao chegar à Câmara Federal terá condições de lutar pela revogação de leis que não atendam mais as necessidades do país e que travam o setor econômico. "Precisamos trabalhar e fazer leis que realmente mudem o País".

A candidata destacou a necessidade de fazer reforma tributária e declarou que, atualmente, há deputados que não trabalham e dificultam o processo e lamentou o descrédito a que chegou a classe política.

Entre suas propostas, ela falou que vai lutar pela recuperação da credibilidade na política, trabalhando de forma séria. "É preciso consertar o erro atual com a renovação do quadro político", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES