Mário Rogério é sabatinado por outros candidatos no Jornal Agora

A sabatina 'Bate Rebate, o Debate' é um formato é inédito na tv brasileira.

Mário Rogério | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na edição do 'Jogo do Poder' de terça-feira, 27 de outubro, foi dado andamento a sabatina 'Bate Rebate, o Debate', em que os candidatos à Prefeitura de Teresina fazem perguntas ao adversário convidado. O décimo confrontado foi o candidato do Cidadania, Mário Rogério. Apresentado pelo jornalista Amadeu Campos, o formato é inédito na tv brasileira. 

Iniciando a sabatina Dr Pessoa (MDB) não enviou questionamento, assim foi sorteado o tema segurança pública. "Nosso plano contempla a duplicação do efetivo dda Guarda Municipal, no nosso Plano vamos priorizar a segurança do cidadão que utiliza os espaços públicos, não vamos substituir o papel da Polícia Militar no policiamento ostensivo, ela tem que fazer o papel dela", disse. 

Fábio Abreu (PL) questionou sobre ações na zona rural. "Vamos organizar as cadeias produtivas que já existem, e utilizar o Banco Popular para criar linhas de crédito, vamos equipar as UBSs da zona rural, dar capacitação aos produtores e garantir principalmente a venda da produção através da venda para merenda escolar e para os restaurantes populares, vamos criar 4", sintetizou. 

O candidato do PT, Fábio Novo questionou as ações que Mário Rogério faria para zerar a fila de consulta. "Um dos grandes gargalos é a regulação, infelizmente às vezes não tem vaga nos hospitais e falta profissionais para fazer cirurgias, vamos contratar profissionais, e investir em especialistas nas UBSs para melhorar a atenção básica", respondeu. 

Fábio Sérvio (PROS) questionou sobre a educação municipal, para sair do 64º lugar no IDEB para o primeiro. "Queremos mudar o patamar, não queremos disputa com escolas públicas, queremos com escolas particulares, criar escolas de excelência para os melhores alunos da quinta série, vamos capacitar professores, corpo docente, ambiciono que as escolas municipais tenham condições de  competir com as melhores escolas particulares", disse. 

Gervásio Santos (PSTU) não enviou pergunta e foi sorteado o tema transporte. "Vamos iniciar em 1 de janeiro o cadastro de ônibus alternativos, todo mundo sabe que o Inthegra desintegrou-se, uma tragédia urbana que estamos assistindo em relação ao transporte, vamos rever todo o contrato do Setut com a Prefeitura para ver o que não está funcionando, vamos melhorar as linhas alimentadoras", defendeu.

A candidata Gessy Fonseca (PSC) questionou sobre as escolas de excelência. "Essa escola vai balizar demais, vai ser uma escola de excelência e a partir das suas respostas vamos levar para as demais", disse. 

Kleber Montezuma (PSDB) não enviou pergunta e foi sorteado o tema ação social. "Vamos criar quatro restaurantes populares, na ação social vamos voltar a ter uma atenção muito especial aos idosos e deficientes, temos que melhorar, vamos levar a ação social para onde ela precisa, aumentar tudo que for necessário para dar uma assistência", disse. 

Lourdes Melo (PCO) disse que o candidato é laranja e facista, perguntando se ele se considera um pobre de direita ou puxa saco de poderosos. "Não me considero nada que a senhora disse, a senhora é candidata a prefeita de Teresina, eu me considero um cidadão de bem, que faço um trabalho na comunicação no dia a dia tentando fazer as pessoas mais esclarecidas, lamento que a senhora tenha um posicionamento como se fosse a perfeição do mundo e os demais não prestasse", respondeu. 

A candidata Lucineide Barros (PSOL) questionou sobre os investimentos em propaganda e comunicação pela Prefeitura. "Acho que a PMT deve fazer publicidade dos seus atos, na minha atuação vamos continuar fazendo sim, mas com todos os meios de comunicação, agora concordo plenamente com a senhora, que temos que ter essa comunicação voltada para a informação, feita para quem não tem acesso, achamos que ela tem que ser acessível para quem faz e para quem recebe", sinalizou Mário Rogério. 

Major Diego Melo (Patriota) disse que o prefeito destruiu o transporte público, questionando seus projetos. "Nós vamos inicialmente resolver o problema que é fundamental neste momento que é  a falta de ônibus, vamos fazer uma revisão total do sistema viário de Teresina, os retornos, excesso de semáforo, Teresina está travada, ninguém anda; entendemos que o trânsito precisa ser seguro, mas também precisa fluir", sinalizou. 

O candidato Pedro Laurentino (UP) questionou  Mário Rogério sobre esgotamento sanitário. "A municipalidade não tem recursos para fazer o esgotamento e hoje, é uma questão da empresa Águas de Teresina. Vamos cobrar fortemente, tem uma Agência Reguladora que não está fazendo seu papel, vamos cobrar de deputados e senadores que destinem emendas para investimentos em esgotamento fluvial", respondeu. 

Simone Pereira (PSD) perguntou como o candidato acredita que se manifestará o micro e pequeno empresário na eleição. "Uma das nossas propostas é usar o Banco Popular, com crédito e juros praticamente a zero para que o empreendedor venha novamente investir, vamos investir também em qualificação, e qualificar também naquelas pessoas que prestam serviços", frisou.

Assista a sabatina na íntegra:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES