Nádia Lotti e Márcia Araújo defendem mais policiamento e plano de turismo

Candidatas Márcia Araújo e Nádia Lotti abriram a semana de debates na TV Jornal Rádio Meio Norte.

Debate com candidatas a deputada estadual | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As candidatas a deputada estadual Nádia Lotti (Patriota) e Márcia Araújo (PDT) participaram nesta segunda-feira, 5, do debate realizado pela TV Rádio Jornal Meio Norte dentro do Programa Diálogo Franco, com mediação do jornalista Ananias Ribeiro, com suporte jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

Márcia Araújo agradeceu à TV Rádio Jornal Meio Norte pela oportunidade de expor suas propostas. Ela abordou e respondeu questões a respeito da educação, segurança. Ela disse que a maioria do eleitorado ainda não decidiu seu voto e colocou seu nome à disposição para trabalhar por um Piauí melhor.

Jornalista Ananias Ribeiro conduz debate com as candidatas Márcia Araújo e Nádia Lotti (Raissa Morais)

Professora e psicóloga, Nádia Lotti agradeceu ao Patriota por ter o privilegio de ser candidata e também enalteceu a iniciativa da TV Rádio Jornal Meio Norte pela possibilidade de falar aos piauiense a respeito de suas propostas. Nadia se dirigiu ao eleitor e disse que essa é a oportunidade de vez e voto para mudar o Piauí.

Às segundas-feiras e quartas-feiras o programa Diálogo Franco realiza debates com os candidatos a deputado estadual. Nas terças-feiras e quintas-feiras, o debate é realizado com os candidatos a deputado federal, no Bom Dia Meio Norte, às 7h30.

Márcia Araújo, candidata do PDT (Raissa Morais)

Márcia Araújo (PDT)

Para a candidata, a melhoria na educação do Piauí passa pela valorização dos profissionais e reestruturação das escolas e disse que a Universidade Estadual do Piauí precisa estar incluída nas políticas de educação. "A Uespi não tem biblioteca para os alunos", disse, enfatizando que uma educação de qualidade é primordial para desenvolvimento do estado e do país.

A candidata disse que o Piauí passa por uma onda de crime e a juventude está entregue à criminalidade e por conta disso, a segurança será um dos alvos de seu mandato. "Nossa proposta é ter uma integração de forças policiais para o combate ao crime", afirmou, defendendo ainda maior quantidade de homens fazendo policiamento ostensivo nas ruas. Márcia Araújo destacou ainda a realização de concurso público para diminuir a defasagem de policiais e mais investimento na segurança. "Tudo isso através de um fundo de segurança pública para custear e ter uma secretária que realmente se preocupa com a segurança da população", declarou, destacando a necessidade do aumento do efetivo e valorização dos policiais.

Na questão de saúde, a candidata falou que, se eleita, fiscalizará o funcionamento da rede de saúde estadual, o funcionamento. "Temos hospitais lotados e a Maternidade Evangelina Rosa também cheia. Precisamos ampliar o número de hospitais, descentralizar a estrutura de atendimento para diminuir a transferência de pacientes que vêm à capital de tratamento de saúde", disse, destacando ainda que priorizará a saúde dos idosos, com hospital que ofereça atendimento digno e humanizado. "Precisamos também de uma rede de atendimento à mulher".

O turismo foi uma questão apresentada pela candidata que defendeu investimento e um plano de ação e divulgação dos pontos turísticos do Estado, envolvendo os moradores da região para o desenvolvimento do turismo local e regional. "Precisamos de projetos para que as belezas naturais e turísticas do Piauí seja conhecido no Brasil e no mundo", disse.

Nádia Lotti, candidata do Patriota (Raissa Morais)

Nádia Lotti (Patriota)

Professora há 27 anos da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, a candidata a deputada estadual Nádia Lotti é também psicóloga e disse sentir na pele as dificuldades enfrentadas na educação no Piauí. "A deficiência tem aumentado nos últimos anos tanto na qualidade do ensino, mas também na valorização do professor, na qualificação e na remuneração", disse. Ela defendeu a capacitação dos educadores e, se eleita, garantiu que fará valer os direitos dos profissionais da educação.

A candidata falou ainda da Universidade Estadual do Piauí e lembrou que estudou na instituição em 1988 e havia mais qualidade. "Hoje vemos o sucateamento, com muitas necessidades e como psicóloga, vejo professores que precisam ser mais assistidos e estando na Assembleia vamos trabalhar pela saúde mental dos professores", disse.

A candidata avaliou a segurança pública do Piauí, lamentou o aumento do feminicídio, de assaltos e criticou a deficiência de policiamento. "Precisamos de policiamento ostensivo", disse, declarando que profissionais militares também precisam de assistência na saúde mental", disse. Nádia Lotti também falou de saúde, sobretudo, da ampliação do número de hospitais e da humanização do atendimento.

No debate, a candidata também falou da valorização dos pontos turísticos do Piauí e disse que o Estado tem muitos atrativos, mas faltam investimentos para divulgação. " Há muitos pontos turísticos nos municípios, mas eles estão desassistidos, não há investimento financeiro e faltam pessoas para cuidar dos pontos turísticos", disse, enfatizando ser necessário incluir a comunidade no plano de valorização do turismo. "Sendo deputada não medirei esforços, pois quero o turismo do Piauí revitalizado".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES