TSE refuta suspeitas contra urnas e diz que identificará fraudes

“Desinformação deliberada precisa ser combatida”, diz Rosa Weber.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Rosa Weber, disse neste domingo que as chamadas " fake news " devem ser combatidas no país. Em entrevista à imprensa, ela ponderou, contudo, que a Justiça Eleitoral não enfrenta "boatos com boatos" e avaliou que há um tempo para uma resposta em respeito ao devido processo legal.

"O que nos reúne aqui hoje é a nossa crença de que a desinformação deliberada ou involuntária, que visa o descrédito da Justiça Eleitoral, precisa ser combatida com informação responsável e transparência", disse a ministra.

A presidente do TSE avaliou que as discussões políticas estão "exacerbadas" e os níveis de discórdia atingiram "graus inquietantes" no segundo turno da disputa presidencial. Ela considerou esses comportamentos naturais no processo eleitoral.

"As ações judiciais exigem observância ao devido processo legal. A resposta da instituição há de ser responsável após análise das imputações", afirmou.

Rosa Weber voltou a defender a urna eletrônica. Ela disse não haver "base empírica" das "criativas teses que atentam contra a lisura do processo eleitoral":

"O sistema eletrônico é auditável. Qualquer fraude necessariamente deixaria digitais. A Justiça Eleitoral mantém postura firme e serena, por mais conturbado que seja o momento. Confiem na Justiça Eleitoral. Ela é a melhor arma do eleitor. É instituição comprometida com sua missão institucional", declarou.

Neste sábado, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar se empresas disseminaram, de forma estruturada, mensagens falsas contra os dois candidatos a presidente nas redes sociais, tanto contra Fernando Haddad (PT) quanto contra Jair Bolsonaro (PSL).

O pedido foi enviado na sexta-feira pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que confirmou a abertura da investigação. O objetivo é saber se houve utilização de esquema profissional por parte das campanhas, com o propósito de propagar conteúdo falso contra os adversários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES