Wellington Dias cresce e atinge 40,19%, diz Amostragem

Levantamento foi realizado entre os dias 1 e 4 de setembro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias (PT), candidato à reeleição, cresceu na mais recente pesquisa de intenções de voto do Instituto Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação e atingiu 40,19%, segundo o levantamento realizado entre os dias 1 a 4 de setembro, com 1,137 eleitores, distribuídos em 47 municípios de todas as microrregiões do Piauí.

O crescimento de Wellington Dias é de 2,2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do Instituto Amostragem realizada de 11 a 14 de agosto, quando o governador tinha 37,99% das intenções de voto estimuladas.

A pesquisa aponta ainda que o candidato do Solidariedade ao Governo do Estado, deputado estadual Doutor Pessoa, tem 12,66% das intenções de voto estimuladas; seguido pelo candidato do PSDB ao Governo do Estado, deputado estadual Luciano Nunes, que tem 8,88%; e do candidato do Podemos, senador Elmano Férrer, que tem 3,43%.

A candidata do PSOL ao Governo do Estado, Sueli Rodrigues, tem 1,06% das intenções de voto estimuladas; o candidato do PSL a governador, empresário Fábio Sérvio, tem 0,97%; o candidato do PSC ao Governo do Estado, Valter Alencar, tem 0,70%; a candidata do PCO, Lourdes Melo, tem 0,62%; os candidatos ao Governo do Estado, Luciane Santos (PSTU) e Romualdo Seno (DC), estão empatados com 0,18%.

Os eleitores indecisos ficaram em 16,71% e os que querem votar em branco ou nulo representam 14,42%.

É a primeira pesquisa de intenções de voto para o Governo do Estado, após o início, no dia 31 de agosto, da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

1º TURNO - Com esse resultado, Wellington pode ser reeleito para o Governo do Estado no primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 7 de outubro, porque tem 40,19% das intenções de voto estimuladas, 11,51 pontos percentuais a mais do que os outros candidatos a governador, que somam 28,68%.

A pesquisa do Instituto Amostragem mostra uma redução no percentual de eleitores indecisos e dos que querem votar branco ou nulo.

Os eleitores que não sabem ou não querem opinar em quem vão votar para governador agora são 16,71% quando em agosto somavam 19,79%, enquanto as eleições que querem votar nulo ou em branco hoje somam 14,42%, quando no mês passado, eles representavam 16,45%.

Essa redução dos eleitores indecisos e que querem votar em branco ou nulo foi distribuída de forma quase igual entre os candidatos ao Governo do Estado. Wellington Dias cresceu 2,20%; Doutor Pessoa, 2,72%; Luciano Nunes, 1,23%, enquanto Elmano Férrer caiu 1,23%. Valter Alencar sofreu uma queda de 0,62%.

O Instituto Amostragem realizou a pesquisa com 1.137 eleitores com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral em 47 municípios pesquisados. Os eleitores pesquisados são municípios de todas as  microrregiões do Piauí, como a  Baixo Parnaíba Piauiense (Esperantina, Barras, Piripiri, Batalha); Litoral Piauiense (Buriti dos Lopes, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, União, José de Freitas); Campo Maior (São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí, Pedro II, Campo Maior); Médio Parnaíba Piauiense (Regeneração, Amarante, Água Branca); Valença do Piauí (Pimenteiras, Elesbão Veloso, Valença do Piauí); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí); Bertolínia (Bertolínia, Colônia do Gurgueia); Floriano (Nazaré do Piauí, Itaueira, Floriano); Alto Médio Gurguéia (Monte Alegre do Piauí, Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Dom Inocêncio, Caracol, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente, Curimatá); Picos (Dom Expedito Lopes, Ipiranga do Piauí, Oeiras, Picos); Pio IX (Francisco Santos, Pio IX); Alto Médio Canindé (Simplício Mendes, Fronteiras, Simões, Jaicós, São João do Piauí, Paulistana, Itainópolis).

A pesquisa do Instituto Amostragem tem uma margem de erro de 2,85% para mais ou para menos e  um nível de confiança de 95% . A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, com o número PI-05933/2018, no dia 31 de agosto de 2018.

Votos válidos: Wellington Dias tem 58,37%; Dr. Pessoa 18,39%

O governador Wellington Dias tem 58,37% dos votos válidos, enquanto Doutor Pessoa tem 18,39% e Luciano Nunes, 12,90%, apurou a pesquisa do Instituto Amostragem.

O presidente do Instituto Amostragem, estatístico João Batista Teles, afirmou que os votos válidos são os que excluem os eleitores indecisos e os que votam em branco e nulo, como de fato ocorre nas eleições porque a Justiça Eleitoral não contabiliza para os candidatos os votos nulos ou em branco.

A pesquisa do Instituto Amostragem mostra que Elmano Férrer tem 4,98% dos votos válidos, seguido da candidata do PSOL ao Governo do Estado, Sueli Rodrigues, com 1,53% dos votos válidos; do candidato do PSL a governador, empresário Fábio Sérvio, com 1,40% dos votos válidos; do candidato do PSC ao Governo do Estado, Valter Alencar, que tem 1,02% dos votos válidos; da candidata do PCO, Lourdes Melo, que tem 0,89% dos votos válidos e; dos candidatos ao Governo do Estado, Luciane Santos (PSTU) e Romualdo Seno (DC) , que estão empatados com 0,26% dos votos válidos. (E.R.)

Na espontânea, indecisos chegam a 53,21%

O governador Wellington Dias (PT), disputando a reeleição, é o candidato mais lembrado pelos eleitores do Piauí na pesquisa de intenções de voto espontânea para o Governo do Estado do Instituto Amostragem. 19,61% dos eleitores piauienses manifestam espontaneamente a vontade de votar na reeleição de Wellington.

Em segundo lugar, empatados estatisticamente, vêm Doutor Pessoa, com 6,07 %, e Luciano Nunes, com 5,19% das intenções de voto espontâneas. Em terceiro lugar nas intenções de voto para governador está Elmano Férrer, com 1,23%.

Também têm intenções de voto espontâneas Fábio Sérvio (0,23%); empatados, com 0,09% das intenções de voto espontâneas, estão Luciane Santos, Maria de Lourdes e Sueli Rodrigues.

Os demais candidatos ao Governo do Estado não pontuaram na pesquisa de intenções de voto espontâneas.

Nessa pesquisa, 53,21% dos eleitores ainda não sabem ou preferiram não opinar em quem tem intenções de votar para o Governo. Os que responderam que votariam em branco ou anulariam o voto somam 12,49%. (E.R.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES