Embaixador do Brasil em Israel volta a Brasília a pedido de Lula

A decisão de convocar o embaixador ocorreu em resposta à comparação das mortes de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto, feita por Lula

Frederico Meyer e Lula | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, está retornando ao Brasil um dia após ser convocado para uma reunião no Museu do Holocausto em Jerusalém. A decisão de convocar o embaixador ocorreu em resposta às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou as mortes de palestinos na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial.

A reunião com Meyer foi considerada fora dos padrões diplomáticos e ocorreu em um local simbólico. Além disso, Israel tomou a decisão de declarar Lula como "persona non grata" em resposta às declarações controversas.

Por ordem do presidente Lula, o chanceler brasileiro Mauro Vieira chamou Meyer de volta ao Brasil. Além disso, o chefe da representação de Israel em Brasília, Daniel Zonshine, foi convocado para uma reunião no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Essas medidas têm como objetivo expressar a insatisfação do governo brasileiro com as autoridades israelenses.

A visita de Meyer ao Museu do Holocausto foi criticada por diplomatas brasileiros, sendo descrita como um "circo". Apesar de reconhecerem que a declaração de Lula foi desastrosa, alguns diplomatas consideram que a situação se tornou uma armadilha para o Brasil. No entanto, no governo Lula, a avaliação é de que o incidente acabou beneficiando o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que enfrenta uma crise de popularidade em seu país.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, acompanhou Meyer no museu e expressou sua indignação nas redes sociais. Ele destacou a importância do local como testemunho do que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros de sua própria família. Katz compartilhou com Meyer o formulário com os nomes de seus avós, mortos durante a Segunda Guerra Mundial.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES