Entre gritos e soco na mesa, acordo de novo ensino médio é fechado

Apesar das tensões, o acordo foi finalmente alcançado na Câmara dos Deputados.

Ministro Camilo Santana | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O acordo sobre a reforma do ensino médio foi finalmente alcançado hoje, representando um meio-termo entre as propostas do governo federal e do relator do projeto, deputado Mendonça Filho, do União-PE.

O QUE ACONTECEU: O processo de negociação foi tenso, com confrontos entre o Ministro da Educação, Camilo Santana, e o relator do projeto, Mendonça Filho. Na segunda-feira à noite, uma reunião entre os dois resultou em gritos e até mesmo um soco na mesa, atribuído ao ministro por Mendonça Filho. No entanto, após o incidente, os ânimos se acalmaram e ambos os lados pediram desculpas, continuando a discussão na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Apesar das tensões, o acordo foi finalmente alcançado na Câmara dos Deputados. Nos bastidores, há críticas à postura considerada intransigente tanto do Ministro da Educação quanto do deputado Mendonça Filho. Deputados da base do governo também expressaram preocupação com a falta de envolvimento do ministro na defesa da proposta ao longo das discussões. A expectativa agora é de que o projeto seja votado ainda esta semana na Câmara dos Deputados e, em seguida, siga para o Senado para apreciação.

📚 COMO VAI FUNCIONAR: Segundo o acordo, os estudantes terão a opção de escolher entre uma carga horária com mais disciplinas tradicionais ou um curso técnico. A carga horária total do ensino médio permanecerá em 3.000 horas, mas a distribuição mudará dependendo da escolha do aluno.

📚 OPÇÕES PARA ALUNOS: Para os alunos que optarem pelo ensino médio tradicional, serão destinadas 2.400 horas para disciplinas tradicionais, como português, matemática, história, física, química, biologia e geografia, e 600 horas para disciplinas optativas.

📚 - Já para os estudantes que escolherem o ensino médio com curso técnico, haverá um mínimo de 1.800 horas para matérias tradicionais, com o restante das horas destinadas ao curso técnico escolhido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES