Estudantes protestam dando as costas para parlamentares no PI

Estudantes fazem protesto silencioso durante discurso da vereadora

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sessão legislativa desta quinta-feira,20, em que foi aprovado o projeto de lei da meia passagem para os estudantes que utilizam o transporte coletivo da cidade de Picos, foi marcada por protestos silenciosos. Durante o discurso da vereadora Fátima Sá (REDE), criadora do projeto, estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) fizeram um protesto silencioso, dando às costas a parlamentar.

O embate entre os estudantes e a vereadora Fátima Sá veio aumentando durante as cinco sessões de análise e votação do projeto. A Lei 2.725/2016 estabelecia inicialmente que as organizações estudantis da região se filiassem à União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) e à UNEES, para terem o direito de expedirem as carteiras aos estudantes de Picos. No entanto, a proposta não foi bem aceita pelos estudantes que defendiam autonomia no processo.

Ao final da sessão, o projeto foi aprovado com várias alterações que vão de acordo ao posicionamento dos estudantes e vereadores. A partir de agora a expedição das carteirinhas poderá ser feita por qualquer associação estudantil que tenha CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e obedeça aos demais critérios como possuir estatuto, ata da eleição e modelo de identidade definido; e todas as instituições que atenderem aos pré-requisitos básicos poderão emitir a carteirinha, mesmo sem a autorização do Chefe do Poder Executivo.

O texto com as respectivas emendas serão encaminhados para a sanção do prefeito, Padre Almir Lima (PT).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES