Exército barra nomes de Mauro Cid e 4 investigados em lista de promoções

Decisão foi tomada pela Comissão de Promoção de Oficiais, composta por 18 generais, que avaliam critérios objetivos e subjetivos

Tenente-Coronel Mauro Cid está fora da lista de promoção | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exército tomou uma decisão nesta quinta-feira (11) retirando da lista de candidatos à promoção a coronel, o nome do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, e outros quatro militares, que são  investigados pela Polícia Federal por alegada participação em um plano golpista que visava reverter o resultado das eleições de 2022 e manter Jair Bolsonaro na Presidência através de um golpe de Estado.

Como aconteceu: A exclusão dos nomes do Quadro de Acesso, um ranking interno de militares concorrendo à promoção, foi confirmada por duas fontes com acesso ao documento, após sua divulgação nesta quinta-feira. Essa decisão foi tomada pela Comissão de Promoção de Oficiais, composta por 18 generais, que avaliam critérios objetivos e subjetivos para classificar os militares.

Justificativa: O motivo para a exclusão das promoções foi baseado nos regimentos internos que permitem evitar a progressão na carreira para militares afastados de seus cargos, mesmo que temporariamente. Essa é a situação dos cinco militares em questão, todos afastados do Exército por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Casos complicados: Em particular, a situação do tenente-coronel Mauro Cid é mais complicada, pois além de estar afastado, encontra-se detido, o que aciona outros artigos da lei de promoções de oficiais que permitem o veto à promoção.

"O TC Cid encontra-se impedido no Quadro de Acesso por Merecimento, por incidir em artigo da Lei de Promoções dos Oficiais da Ativa das Forças Armadas (LPOAFA), onde se prevê que quando o militar for preso cautelarmente, este não poderá constar de qualquer quadro de acesso, enquanto a prisão não for revogada", declarou o Exército, em nota.

Quando será: As promoções estão agendadas para abril, agosto e dezembro de 2024. Na primeira rodada, cerca de 25% da turma serão promovidos a coronel, todos pelo critério de merecimento. As duas últimas rodadas promoverão 30% da turma cada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES