Geraldo Alckmin anuncia dragagem de rios e recursos para o Amazonas

Alckmin também divulgou que será iniciada a dragagem dos rios Solimões e Madeira para garantir a navegabilidade.

Alckmin anuncia dragagem de rios e recursos para o Amazonas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou nesta quarta-feira (4 de outubro de 2023) a antecipação de recursos do seguro defeso para pescadores e do Bolsa Família para a população do Amazonas afetada pela severa seca que atinge a região. Alckmin também divulgou que será iniciada a dragagem dos rios Solimões e Madeira para garantir a navegabilidade.

“Lula nos solicitou que viéssemos aqui para verificar os problemas da seca e que fizéssemos reunião de trabalho para ouvir a comunidade. […] Não faltarão recursos. Quem tiver necessidade, vão encaminhando para que a gente, dentro da lei, possa liberar os recursos o mais rápido possível e atender a população”, disse Alckmin.

O vice-presidente desembarcou pela manhã em Manaus (AM) para visitar as áreas afetadas pela seca e participar de uma reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), prefeitos e representantes da sociedade civil. A estiagem está impactando 58 cidades do Estado, além de atingir também Rondônia e Acre.

Os seguintes ministros acompanharam Alckmin na viagem: Marina Silva – Meio Ambiente e Mudança Climática; Sonia Guajajara – Povos Indígenas; Waldez Góes – Integração e Desenvolvimento Regional; Silvio Costa Filho – Portos e Aeroportos; Alexandre Silveira – Minas e Energia; José Múcio Monteiro – Defesa; André de Paula – Pesca e Aquicultura.

Também fazem parte da comitiva a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, além de representantes dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, Secretaria de Relações Institucionais e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Conforme Alckmin, devido à diminuição do nível dos rios, serão realizadas duas operações de dragagem para aprimorar a navegabilidade na região, que depende fortemente do transporte fluvial.

Nesta quarta-feira, foi formalizada a ordem de serviço para a dragagem de 8 km do Rio Solimões, abrangendo os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, ambos localizados no Amazonas. A conclusão dessa obra está prevista para um prazo de até 45 dias. Alckmin também mencionou que será contratada a dragagem de 12 km do rio Madeira, embora sem especificar o trecho exato. Ele afirmou que essa empreitada está orçada em cerca de R$ 100 milhões e deverá ser concluída em até 45 dias.

O vice-presidente anunciou também antecipação de recursos do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para a população dos municípios em situação de emergência. O pagamento deverá ser feito em 19 de outubro. Agricultores da região inscritos no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) também deverão receber o seguro integral para compensar a perda de produção. .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES