W.Dias firma acordo para liberação de R$ 30 milhões para a Educação

Estado firmou um acordo com a União para a liberação de 30 milhões.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (22), governador Wellington Dias participou do Encontro Articulado do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/PI).

O encontro é realizado nesta terça (22) e quarta-feira (23) e tem por objetivo promover o atendimento institucional individualizado aos 224 municípios piauienses, além de apresentar palestras sobre programas e ações do FNDE desenvolvidas em articulação com o Estado e municípios.

De acordo com Wellington Dias, o Governo do Estado firmou um acordo com a União para a liberação de 30 milhões de reais a serem investidos na área da educação, em obras, equipamentos, formação e qualificação profissional. “Nós já temos 30 milhões em andamento, a meta é que possamos tratar de novos convênios até 2016”, revelou o governador.

Dias explicou que a meta é garantir as condições de destravar convênios do Ministério da Educação (MEC) com o Estado e municípios. “Isso para garantir que tenhamos recursos do Governo Federal para investir em estrutura física, equipamentos e qualificação para a qualidade na educação, que é objetivo principal”, frisou o chefe do executivo estadual.

A secretária da Educação Rejane Dias destacou que a Seduc vem trabalhando para a promoção de uma gestão administrativa eficiente, com a avaliação de desempenho dos profissionais da educação e o desenvolvimento de programas como o Pelotão Mirim e o Corujão Escolar (para garantir a segurança nas escolas), cursos preparatórios realizados por mediação tecnológica e a reforma do Liceu Piauiense. Rejane declarou ainda que é importante que os municípios estejam em dia com seus Planos Municipais da Educação e com o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Participaram do evento, a secretária da Educação, Rejane Dias; o presidente do FNDE, Idilvan Alencar; prefeitos; secretários municipais de Educação e técnicos das secretarias.

Desenvolvimento do Turismo

Durante o evento, o governador revelou que, na segunda-feira (21), teve agenda em São Paulo com o secretario do Turismo, Flávio Nogueira, e o prefeito de Parnaíba, Florentino Veras, a fim de dar garantia à continuidade dos voos Teresina-Parnaíba. “Estamos negociando com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para permitir a utilização de uma aeronave maior. A Azul coloca que tem um fluxo de passageiros elevado e a aeronave que eles têm hoje abriga 45 lugares no máximo, o que não é possível dar conta da demanda. A empresa precisa de uma aeronave maior, para isso há a necessidade da autorização da Anac”, afirmou Dias.

O governador garantiu que o aeroporto de Parnaíba tem estrutura para realizar voos com grande quantidade de passageiros e que até fevereiro de 2016 a empresa deverá operar com uma aeronave maior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES