Governadores do Nordeste assinam acordo para mapas anuais de cobertura

Governador de Pernambuco disse que Nordeste assume compromisso importante com a sustentabilidade, com olhar mais aguçado sobre os biomas.

Governador Paulo Câmara | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O termo de cooperação técnica entre o MapBiomas e o Consórcio Nordeste marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente, realizado nesta segunda-feira, 31, de forma virtural com a presença dos governadores Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), além do secretário José Bertotti (PE), que é responsável pela Câmara Técnica do Meio Ambiente.

O acordo prevê o desenvolvimento e implementação de uma metodologia rápida, confiável e de baixo custo para gerar mapas anuais de cobertura e uso do solo do Brasil a partir de 1985 até os dias atuais (e posterior atualização anual).

O acordo, segundo o engenheiro e coordenador do Mapbiomas, engenheiro Tasso Azevedo,  prevê a cooperação técnica; instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha, e para Caatinga; criação de um Fundo Ambiental do Nordeste visando à estruturação de operações financeiras com base em ativos ambientais; pacto pela restauração dos ecossistemas da região; plano regional de contingência para Incidentes de Poluição por Óleo na costa; ações articuladas de combate ao lixo no mar e programa de economia circular para os Resíduos Sólidos.

Segundo o governador do Pernambuco, Paulo Câmara, o momento é de otimismo com a celebração deste acordo de cooperação técnica. "A causa ambientalista é um passo importante no sentido de estabecer esse trabalho mútuo entre o Mapbiomas e o Consórcio", diz, enfatizando que o Mapbiomas vai produzir informações estratégicas para economia e o social com a colaboração de todos os órgãos estaduais.

Paulo Câmara criticou o desmatamento criminoso que ocorre no Brasil. "O Brasil é ator mundial importante de transição para energia limpa, mas esse trabalho não é realizado e assim, o País caminha na contramão e chama a atenção do mundo de forma negativa", diz.

Governador Paulo Câmara, do Pernambuco, defende maior preservação do meio ambiente (Agência Brasil)

Paulo Câmara diz que o Nordeste, neste momento, assume compromisso importante com a sustentabilidade, com olhar mais aguçado e cuidadoso sobre os biomas. Ele citou ainda o Relatório Atlas Remascente da Mata Atlântica, no qual foram 13 mil hectares desmatadas entre 2019 e 2020 e destacou que a restauração da Mata Atlântica precisa ser retomada de forma ousada. 

O governador de Pernambuco falou ainda do lançamento do edital para escolha de projetos para restauração de ambientes degradados de nascentes, que representa o início de importante plano de reflorestamento florestal de Pernambuco.

"Reafirmamos o compromisso de investir e trabalhar para que Brasil cumpra as metas do Acordo de Paris, pelo dever que tem de preservar o planeta", explica.

Coordenador da Câmara Técnica do Meio Ambiente, José Bertotti, destacou o observatório da zona costiera e marinha do Nordeste e citou ainda a necessidade de criar o observatório da Caatinga.

Bertotti falou do papel primordial das universidades na restauração da biodiversidade e no pacto pela recuperação dos biomas da região. "Temos que criar um sistema regional de unidades de convervação, integrande entidades estaduais, municipais e federais", comenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES