Governo Lula muda tom e critica bloqueio a candidatura da oposição na Venezuela

Em nota, Itamaraty afirma que impedimento de registro de nome antichavista 'não é compatível com acordo de Barbados'

Governo Lula muda tom e critica bloqueio a candidatura da oposição na Venezuela | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta terça-feira (26), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota expressando a preocupação e expectativa do governo brasileiro em relação ao desenrolar do processo eleitoral na Venezuela. O país vizinho se encaminha para uma eleição presidencial sob o controle do regime liderado por Nicolás Maduro. 

A nota destaca que, com o impedimento dos opositores de concorrerem, Maduro deve se reeleger para um terceiro mandato, totalizando 18 anos no poder.

O Itamaraty divulgou o comunicado após a autoridade eleitoral venezuelana, controlada por Maduro, vetar a candidatura da coalizão opositora, liderada por María Corina Machado, favorita nas pesquisas.

"Com base nas informações disponíveis, observa que a candidata indicada pela Plataforma Unitária, força política de oposição, e sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os acordos de Barbados. O impedimento não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial", destacou o Itamaraty na nota.

O Brasil se junta à Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai que já haviam expressado em um comunicado conjunto “preocupação com o impedimento do registro” de candidaturas da oposição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES