Governo retém FPM de 42 municípios do Piauí em janeiro

A retenção do recurso funciona semelhante ao sistema de cheque especial em um banco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que no primeiro decêndio de 2019, 42 municípios do Piauí tiveram o FPM retido (parcialmente ou em sua totalidade) em decorrência de dívidas previdenciárias. 

De acordo com a CNM, o FPM é uma das principais fontes de receita para a maioria dos Municípios Brasileiros, e o primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30 do mês anterior. Esse 1º decêndio, geralmente, é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro.

Os Municípios de pequeno porte são os mais atingidos pela retenção, o que é preocupante, uma vez que têm o FPM como principal fonte de receita. 

Segundo a CNM, a retenção do recurso funciona semelhante ao sistema de cheque especial em um banco, pois, a partir do momento que o recurso entra na conta, ele é automaticamente debitado. No que concerne aos descontos e retenções do FPM, podem ser retidos em razão da dívida

previdenciária, conforme previsto em medida provisória. De acordo com tal dispositivo, o município autoriza em cláusula do acordo celebrado que, caso falte pagamento de débitos vencidos ou de prestações de acordos com parcelamento, haja a retenção do FPM e o repasse ao INSS do valor correspondente à mora, por ocasião da primeira transferência que ocorrer após a comunicação da autarquia previdenciária ao Ministério da Fazenda.

 14 cidades tiveram o repasse zerado. 

Dos 42 municípios com recursos do Fundo retidos, em 14 a situação foi mais grave, já que a retenção foi total. No Brasil, ainda de acordo com o estudo da CNM, foram 305 Municípios com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) zerado em decorrência razão de dívidas previdenciárias. Ou seja, 5,47% das cidades brasileiras começam o ano sem o FPM. Outros 546 Entes locais (quase 10%) tiveram o Fundo parcialmente retido (entre 70 e 99%) pela mesma razão, somando mais de R$ 573 milhões entre zerados e parcialmente retidos.

Ao todo, 255 cidades de pequeno porte tiveram o FPM zerado, seguidos de 26 Municípios de médio e de 24 de grande porte na mesma situação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES