Habib's é condenado a R$ 300 mil por assédio político, decide justiça

decisão unânime foi proferida pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho durante o julgamento realizado na quarta-feira (13)

Empresa é condenada a pagar indenização | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Habib's foi condenado a pagar uma indenização de R$ 300 mil por assédio político, após vincular seus funcionários a uma manifestação política contra o governo federal em 2016. A decisão unânime foi proferida pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho durante o julgamento realizado na quarta-feira (13). A relatora do recurso, ministra Maria Helena Mallmann, enfatizou que o poder de direção do empregador não inclui a imposição de convicções políticas aos seus empregados.

QUEM PROPÔS A AÇÃO: A ação foi apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes e Similares de Águas de Lindóia e Região contra o Habib's e suas empresas franqueadas. A rede de fast food foi condenada a pagar a indenização por dano moral coletivo. A empresa ainda pode recorrer da decisão, mas até o momento não se pronunciou sobre o assunto.

COMO ACONTECEU: A campanha política contra a então presidente Dilma Rousseff, lançada em 2016, foi o ponto central da controvérsia. O Habib's criou a campanha "Fome de mudança" para incentivar a participação da população nos protestos de rua ocorridos em 13 de março de 2016, pedindo o impeachment de Dilma. Segundo o sindicato, a empresa decorou suas lojas com motivos em verde e amarelo, disseminou a hashtag "todomundoseajudando" e distribuiu adereços aos clientes para aderirem à manifestação.

O QUE DIZ A EMPRESA: A empresa argumentou que a mobilização não tinha qualquer ligação com partidos ou ideologias específicas, mas sim com o desejo de promover mudanças positivas no país. No entanto, a ministra Mallmann considerou que a campanha ostensiva de cunho político-partidário no ambiente de trabalho configurou abuso do poder diretivo empresarial, ferindo preceitos constitucionais e de direitos trabalhistas.

O valor da condenação será destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, e a decisão ressalta a importância de não tolerar práticas antidemocráticas no ambiente de trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES