Indicados de Bolsonaro: André Mendonça e Nunes Marques estreitam laços com Lula

Entre os ministros, Nunes Marques é o que mais se empenha a acelerar o processo de alinhamento com as pautas progressistas

Ministros Nunes Marques e André Mendonça | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apenas um ano após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os ministros Nunes Marques e André Mendonça, nomeados por Jair Bolsonaro (PL) para o Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceram canais de comunicação com a administração petista. Esta aproximação, que inclui diálogo com ministros e membros do governo, está sendo percebida sem resistências entre as partes.

A percepção predominante na Corte é que a proximidade de Nunes Marques está mais avançada. Além de relatar ações cruciais para o Executivo, como a privatização da Eletrobras, o ministro tem se reunido com membros da equipe econômica para discutir o assunto. No caso específico da Eletrobras, o governo busca reverter dispositivos da lei de desestatização que reduziram o poder de voto da União.

A aproximação de Nunes Marques com o ministro Gilmar Mendes também é notada por observadores do STF, indicando uma busca por melhorar a relação do colega com os demais membros da Corte e com o entorno de Lula.

André Mendonça, por sua vez, tem mantido reuniões com integrantes do Executivo para tratar de casos em análise no STF, inclusive recebendo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP). A relação é descrita como "institucional", e seus assessores entendem que essa aproximação é natural dadas as pautas que chegam ao Supremo e exigem decisões dos ministros.

Representantes do Legislativo e do Executivo observam diferenças na abordagem política de Nunes Marques, católico, que mostraria mais habilidade para se relacionar com diversos matizes, enquanto Mendonça, evangélico, é visto como mais alinhado às bandeiras conservadoras.

Ambos os ministros, no entanto, permanecem fiéis às pautas bolsonaristas na área dos costumes, mantendo posições alinhadas à antiga gestão. Em questões recentes, votaram a favor do marco temporal das terras indígenas e defendem condenações mais brandas para os réus pelos ataques do 8 de Janeiro.

A relação entre esses ministros indicados por Bolsonaro e o governo de Lula mostra uma dinâmica complexa no cenário político, com nuances que vão além das fronteiras partidárias. O diálogo entre diferentes atores no cenário nacional é fundamental para a estabilidade institucional e a construção de consensos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES