Investimentos no Estado cresceram 99,3% nos últimos 4 anos

É importante destacar que o Piauí adotou uma política de contingenciamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além do crescimento real acumulado no Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos, o Piauí também apresenta uma elevação nas despesas com investimentos de 2015 a 2018. Dados da Secretaria de Fazenda, liderada por Rafael Fonteles, apontam que até o quinto bimestre do ano passado foram empenhados gastos com investimentos na ordem de R$ 737,06 milhões ante R$ 369,801 milhões há quatro anos atrás. Em proporção, a alta chega a 99,3%.

Nesse sentido, é importante destacar que o Piauí adotou uma política de contingenciamento, promovendo um ajuste fiscal nas contas. Além disso, o trabalho intensivo da Comissão de Gestão Financeira, que funciona em parceria com as secretarias de Estado do Planejamento, Administração, Governo, além da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Controladoria Geral do Estado (CGE), possibilitou um melhor planejamento para eleger as prioridades de pagamentos. 

Neste sentido, o fato do Piauí ter feito o ajuste fiscal em 2015, ter aprovado a PEC dos gastos, onde foram limitadas as despesas correntes em 90% da RCL, destinando 10% para investimentos, ao contrário do que foi aprovado no restante do país onde as PECs dos gastos tinha destinação para a amortização das suas dívidas, fez com que o Piauí apresentasse uma elevação nos índices.

No final deste mês será lançado o balanço fiscal consolidado do Piauí, o que deve apontar para uma elevação ainda maior nos investimentos empenhados. 

Paulo Barros

SEGURANÇA -  Para sintetizar a importância atribuída a aplicação de recursos em obras e serviços à população,pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apontou recentemente que o Piauí foi o terceiro do país em elevação nos valores investidos na Segurança Pública desde o ano de 2010. Apenas Santa Catarina (+104%) e Paraná (+86%) aparecem na frente. Vale indicar que o demonstrativo já considera o desconto da inflação medida pelo IPCA no período de 2010 a 2017.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES