Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Investimentos no Estado cresceram 99,3% nos últimos 4 anos

É importante destacar que o Piauí adotou uma política de contingenciamento

Investimentos no Estado cresceram 99,3% nos últimos 4 anos
|
Compartilhe
Google Whatsapp

Além do crescimento real acumulado no Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos, o Piauí também apresenta uma elevação nas despesas com investimentos de 2015 a 2018. Dados da Secretaria de Fazenda, liderada por Rafael Fonteles, apontam que até o quinto bimestre do ano passado foram empenhados gastos com investimentos na ordem de R$ 737,06 milhões ante R$ 369,801 milhões há quatro anos atrás. Em proporção, a alta chega a 99,3%.

Nesse sentido, é importante destacar que o Piauí adotou uma política de contingenciamento, promovendo um ajuste fiscal nas contas. Além disso, o trabalho intensivo da Comissão de Gestão Financeira, que funciona em parceria com as secretarias de Estado do Planejamento, Administração, Governo, além da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Controladoria Geral do Estado (CGE), possibilitou um melhor planejamento para eleger as prioridades de pagamentos. 

Neste sentido, o fato do Piauí ter feito o ajuste fiscal em 2015, ter aprovado a PEC dos gastos, onde foram limitadas as despesas correntes em 90% da RCL, destinando 10% para investimentos, ao contrário do que foi aprovado no restante do país onde as PECs dos gastos tinha destinação para a amortização das suas dívidas, fez com que o Piauí apresentasse uma elevação nos índices.

No final deste mês será lançado o balanço fiscal consolidado do Piauí, o que deve apontar para uma elevação ainda maior nos investimentos empenhados. 

Paulo Barros

SEGURANÇA -  Para sintetizar a importância atribuída a aplicação de recursos em obras e serviços à população,pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apontou recentemente que o Piauí foi o terceiro do país em elevação nos valores investidos na Segurança Pública desde o ano de 2010. Apenas Santa Catarina (+104%) e Paraná (+86%) aparecem na frente. Vale indicar que o demonstrativo já considera o desconto da inflação medida pelo IPCA no período de 2010 a 2017.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto