Ipespe: Lula tem 45%, Bolsonaro, 34%, e Ciro, 9%, em 1ª pesquisa sem Doria

Foi a primeira pesquisa Ipespe sem o nome do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB)

Avalie a matéria:
pesquisa | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos divulgada nesta sexta-feira (3), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida presidencial, com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando é apresentada uma lista com os nomes dos pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL)que busca a reeleição, é o segundo, com 34%.

Montagem mostra os três primeiros colocados na pesquisa Ipespe

Leia Mais

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 9% das intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB) é citada por 3% dos entrevistados. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro e Tebet estão tecnicamente empatados. Foi a primeira pesquisa Ipespe sem o nome do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). 

O deputado federal André Janones (Avante), a sindicalista Vera Lucia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) registraram 1%. Leonardo Péricles (UP) e o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) foram citados, mas não chegaram a 1%. Os cinco empatam dentro da margem de erro com Tebet, mas não com Ciro. 

O cientista político Felipe D'Avila (Novo), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PSB) constavam na lista, mas não pontuaram. Nenhum, branco e nulo somam 5%, e não sabe ou não respondeu, 2%.

A pesquisa de hoje não é comparável com a rodada anterior, já que Doria agora não consta entre as opções de pré-candidatos exibidas aos entrevistados. O tucano deixou a corrida presidencial no mês passado, após ficar sem apoio no PSDB. Na semana passada, Lula e Bolsonaro também registraram 45% e 34%, respectivamente. Ciro ficou com 8%.

Nessa sondagem, o Ipespe entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 30 de maio e 1º de junho. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE sob o número BR-02893/2022.

Veja o cenário testado para 1º turno: 

Lula (PT): 45% 

Jair Bolsonaro (PL): 34% 

Ciro Gomes (PDT): 9% 

Simone Tebet (MDB): 3% 

André Janones (Avante): 1% 

Vera Lucia (PSTU): 1% 

Pablo Marçal (Pros): 1% 

Leonardo Péricles (UP): 0% 

Luciano Bivar (União Brasil): 0% 

Nenhum/ não iria votar/ branco/nulo: 5% 

Não sabe/ não respondeu: 2% 

Pesquisa espontânea 

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de pré-candidatos, Lula fica com 39%, e Bolsonaro, 29%. Veja o resultado a seguir:

Lula (PT): 39% 

Jair Bolsonaro (PL): 29% 

Ciro Gomes (PDT): 5% 

Simone Tebet (MDB): 1% 

André Janones (Avante): 1% 

Pablo Marçal (Pros): 0% 

Leonardo Péricles (UP): 0% 

Felipe D'Avila (Novo): 0% 

João Doria (PSDB): 0% 

Vera Lucia (PSTU): 0% 

Nenhum/branco/nulo: 8% 

Não sabe/não respondeu: 16% 

Simulações de 2º turno

 O Ipespe fez cinco simulações de segundo turno. Lula vence Bolsonaro, Ciro e Tebet; Bolsonaro empata, dentro da margem de erro, com Ciro e Tebet.

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES