Isabel Fonteles assume 'Pacto' no Piauí e gestão anuncia pacote de ações

O Pacto pelas Crianças vai funcionar com várias secretarias integradas, como a Educação, Saúde e Assistência Social.

Avalie a matéria:
Isabel Fonteles assume 'Pacto' no Piauí e gestão anuncia pacote de ações | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta quarta-feira, 08 de março, no Clube dos Diários. No evento, coordenado pela Secretaria de Governo e Secretaria das Mulheres, a primeira-dama Isabel Fonteles fez questão de destacar algumas mulheres que marcaram a história do Piauí, como a secretária e ex-governadora Regina Sousa, e a advogada Esperança Garcia.

Leia Mais

No evento, ela destacou a importância desta data, pois foi no dia 8 de março de 2016 que foi sancionada a lei que estabelece o marco legal da primeira infância, que garante a proteção à criança de 0 a 6 anos. "Acho que quando a gente cuida de uma criança, a gente também cuida da mãe".

Isabel Fonteles coordenará Pacto pelas Crianças (Foto: CCOM)Isabel Fonteles anunciou que vai comandar no estado o Pacto pelas Crianças. Para Isabel, o marco legal da primeira infância é uma conquista das mulheres.

Ela explicou que o Pacto pelas Crianças vai funcionar com várias secretarias integradas, como a Educação, Saúde e Assistência Social.

O programa vai abranger todas as crianças da primeira infância. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, disse que a desigualdade de gênero é uma realidade. "Precisamos avançar, sobretudo, na ocupação dos espaços de poder pelas mulheres".

Equipe do Governo participou de evento em homenagem para as mulheres (Foto: CCOM)Ele disse que 30% das secretarias e órgãos de gestão do Estado são ocupados por mulheres."Ainda não é o ideal, mas certamente é um avanço", disse Nolleto.

O secretário informa que o Governo planejou e anuncia um conjunto de ações de políticas voltadas para as mulheres. "O Governo olha para temática das mulheres com a seriedade que o tema exige", disse.

A campanha vai envolver as mulheres por todo o Piauí, sobretudo, para as que mais precisam, olhando para agricultoras familiares, abrangendo o crédito para as mulheres empreendedoras e o combate à violência de gênero. "É um conjunto de ações para proteção e redução das Desigualdades sociais", disse.

Zenaide Lustosa destacou a importância da data e ressaltou as políticas públicas para as mulheres e citou que as mulheres são responsáveis por 90% das operações de crédito da Piauí Fomento.

Regina Sousa destacou a luta das mulheres pela ocupação de espaços públicos e disse que a desigualdade ainda é grande e disse que chegou ao Senado e ao Governo do Estado por fazer parte de um partido que valoriza as mulheres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES