Justiça do Rio recebe denúncia contra Jorge Luiz, ex-diretor da Petrobras

Uma audiência para interrogatório dos oito acusados foi marcada para o dia 4 de setembro.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juíz da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro recebeu denúncia contra o ex-diretor internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zanela, por fraude contra a lei de licitações. Ele é acusado de modificar o ato convocatório da licitação do Plano de Ação de Certificação em SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) da Área Internacional, possibilitando a concessão de vantagens financeiras indevidas à Construtora Norberto Oderbrecht.

Além de Zanela, foram denunciados mais sete funcionários da estatal e o diretor de contratos da Oderbrecht, Marco Antonio Duran. Segundo a denúncia do Ministério Público, o ex- diretor da área internacional da Petrobrás, usando as prerrogativas de seu cargo, constituiu comissão de licitação ?capenga?.

A petição inicial mostra que três membros da comissão, apesar de firmarem a ata de abertura de propostas e o relatório, sequer estiveram presentes nas respectivas reuniões. Após a expedição de convites a oito empresas, foram julgadas três propostas e recomendada a contratação da Oderbrecht pelo valor de U$ 825.660.293,75.

A decisão do juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau afirma que a denúncia contém a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação dos acusados e a classificação dos crimes, além do rol de testemunhas, sendo certo que existe justa causa para ação penal, o que se constata pela juntada do Relatório Final da Comissão Interna de Apuração constituída pela própria presidência da Petrobras para a averiguação de irregularidades após reportagens veiculadas pela imprensa.

Uma audiência para interrogatório dos oito acusados foi marcada para o dia 4 de setembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES