Levantamento da USP mostra que manifestação da Paulista reuniu 185 mil pessoas

O ato aconteceu em meio a investigações que envolvem Bolsonaro em suspeitas de participação em uma tentativa de golpe de Estado para se manter no poder

Ato de Bolsonaro reúne 185 mil em SP | Nelson Almeida/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ápice do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (25), na Avenida Paulista, um levantamento do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), indicou a presença de 185 mil pessoas. O estudo baseou-se na análise de imagens capturadas entre as 15h - horário aproximado da chegada de Bolsonaro à manifestação - e as 17h, momento em que o ex-presidente já havia deixado o local.

Utilizando um software de análise de imagens, 43 fotos foram divididas em 8 partes cada, permitindo a identificação de cabeças e a estimativa da quantidade de pessoas presentes. O pico de participantes foi registrado por volta das 15h, reduzindo para entre 45 mil e 30 mil pessoas às 17h.

No ato, o ex-presidente defende anistia para presos no 8 de janeiro — Foto: Miguel Schincariol/AFP O ato aconteceu em meio a investigações que envolvem Bolsonaro em suspeitas de participação em uma tentativa de golpe de Estado para se manter no poder. Desde as primeiras horas da manhã, apoiadores do ex-presidente chegaram à Avenida Paulista portando bandeiras do Brasil e vestindo camisetas amarelas.

Entre os presentes, destacaram-se Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle, o pastor Silas Malafaia, e diversos políticos, incluindo os governadores de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina, além de líderes partidários como Valdemar da Costa Neto (PL) e Ciro Nogueira (PP).

Os discursos realizados durante o evento foram majoritariamente de defesa de Bolsonaro e de seu governo. Valdemar da Costa Neto, proibido de se encontrar com Bolsonaro devido às investigações, ressaltou o crescimento do partido. A ex-primeira-dama abordou temas de motivação religiosa, enquanto Bolsonaro, em seu discurso final, negou envolvimento em qualquer tentativa de golpe de Estado, alegando ser alvo de perseguição.

O ex-presidente relembrou sua carreira política, o atentado sofrido durante a campanha de 2018, e referiu-se à eleição de outubro de 2022, considerando-a uma "página virada na nossa história". Bolsonaro negou qualquer participação em tentativas de golpe e enfatizou que seguirá adiante.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES