Lula diz que 'bolsonarismo se mantém aí' e pede participação popular

Lula também afirmou que a situação exige a participação popular

Lula no Egito | Reprodução-Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

PHILLIPPE WATANABE E ANA CAROLINA AMARAL

SHARM EL-SHEIKH, EGITO (FOLHAPRESS) - O presidente eleito Lula (PT) disse, em reunião com a sociedade civil na COP27, a conferência da ONU para mudanças climáticas, que, apesar de ter derrotado na eleição o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o "bolsonarismo se mantém aí".

]

No encontro com representantes da sociedade civil brasileira, na manhã desta quinta-feira (17), em Sharm el-Sheikh, no Egito, Lula também afirmou que a situação exige a participação popular.

"Não pensem que vocês vão ficar só cobrando, não. Vocês vão ter que ajudar a fazer", afirmou, em tom amistoso.

Outra fala de Lula que se destacou nesta reunião, que lotou uma sala da conferência e foi também transmitida online, foi uma defesa de furar o teto de gastos para manter a "responsabilidade social".

"Se eu falar isso vai cair a Bolsa, vai aumentar o dólar? Paciência", disse Lula, completando que a flutuação dos índices não acontece "por causa das pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que ficam especulando todo santo dia".

Às ONGs presentes, Lula afirmou que o novo governo terá um trabalho imenso com o rescaldo do bolsonarismo.

"Vocês estão vendo a violência com que eles atacam aldeias indígenas sem nenhum respeito. Vocês sabem o que acontece, a fúria dos madeireiros", disse o presidente eleito. "Vamos ter que ter muito mais competência, habilidade, porque nós também não podemos ficar brigando sem saber o que fazer."

Apesar da vitória de Lula, os pesos políticos de Bolsonaro e de seu atual partido parecem se manter, com os milhões de votos conquistados pelo atual presidente e os cargos eletivos alcançados por seus apoiadores. Uma parte do bolsonarismo também está sendo expressa em atos antidemocráticos que têm ocorrido desde a derrota nas urnas.

Ao se referir mais especificamente à questão ambiental, Lula mencionou o agronegócio brasileiro, um ator essencial ao se falar de desmatamento, especialmente na Amazônia e no cerrado –a atividade agropecuária é o principal agente causador da destruição da floresta.

"Eu não me preocupo quando dizem que o agronegócio não gosta do Lula. Eu não quero que goste, eu só quero que me respeite, como eu respeito eles", afirmou o presidente eleito.

Lula, porém, fez questão de diferenciar o agronegócio responsável do que desmata e queima. "O verdadeiro empresário do agronegócio tem compromisso. Porque ele sabe que na agenda internacional se paga um preço se a gente for irresponsável."

As taxas expressivas de desmatamento, especialmente na Amazônia, têm feito surgir travas e ameaças internacionais em relação ao mercado brasileiro. O acordo entre Mercosul e União Europeia tem sido um dos exemplos mais claros de como o crescimento de crimes ambientais –e a consequente mancha na reputação ambiental brasileira– pode ser um freio para a economia nacional.

O presidente eleito questionou a motivação para se cortar uma "árvore que tem 200 anos de existência, 300 anos de existência; não é necessário", disse, referindo-se à exploração madeireira.

"O que nós precisamos é uma frase que a Marina [Silva] dizia quando ela foi escolhida para ser minha ministra em 2003: 'O que interessa não é a gente proibir, é a gente dizer como fazer as coisas e como fazer certo'", citou, tendo Marina Silva –uma das cotadas para vaga de ministra do Meio Ambiente do novo governo Lula– a algumas cadeiras de distância.

Assim como em seu discurso para o público da conferência climática na quarta-feira (16), Lula falou sobre as terras degradas que há no país e apontou que não é necessário abrir novas áreas para aumentar a produção de grãos e gados –uma fala constantemente lembrada por pesquisadores da área.

SOCIEDADE CIVIL

Na reunião ocorrida em uma das salas da conferência, Lula e aliados, como Fernando Haddad, também ouviram as entidades da sociedade civil. Elas, de forma geral, por terem sido apartadas do contato com o governo durante a administração Bolsonaro, expressaram otimismo no encontro.

O presidente eleito ouviu falas dos movimentos negro, indígena, da periferia, de jovens, e de organizações climáticas, além de um representante da comunidade científica. Algumas dessas organizações, inclusive, entregaram documentos com demandas para Lula.

Thuane Nascimento, conhecida como Thux, afirmou a Lula, falando em nome do grupo PerifaConnection, que a crise climática já é cotidiana para os mais vulneráveis, sem a possibilidade de direito ao meio ambiente.

"Nossa realidade é das perdas e danos já acontecendo no dia a dia", disse a ativista.

Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, rede que reúne dezenas de organizações socioambientais, expressou alívio com a eleição de Lula, para a interrupção do desmonte de políticas ambientais ocorrido sob Bolsonaro. Ele afirmou, no entanto, que as ONGs terão um papel de cobrança também no governo petista.

"Você sabe como funciona a sociedade civil. A gente ajuda e elogia quando tem os acertos. A gente também pressiona e critica, o senhor mesmo falou isso. A gente sabe que na política é assim –o pessoal do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que me ensinou: governo bom funciona que nem feijão, você tem que manter sob pressão se não não acerta o ponto", disse.

AGENDA

Nesta quinta-feira à tarde (no horário do Egito), Lula tem ainda um encontro com lideranças indígenas na COP27. Ele fará também reuniões com o secretário-geral da ONU, António Guterres, com o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, e com a ministra das relações exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock.

Ambos os países são doadores do Fundo Amazônia, que deve ser destravado depois da posse de Lula.

O presidente eleito está em Sharm el-Sheikh desde a madrugada da terça-feira. No primeiro dia na cidade, fez reuniões a portas fechadas com os enviados especiais do clima de China e Estados Unidos, a quem disse, citando a Guerra da Ucrânia, que "o Brasil mediador está de volta".

Na quarta-feira (16), em encontro com governadores da Amazônia, anunciou que pedirá à ONU para que o Brasil sedie a COP30, em 2025. Além disso, em seu primeiro discurso internacional desde a eleição, cobrou recursos de países ricos para que as nações pobres e em desenvolvimento enfrentem a crise climática. O tema, segundo afirmou, será uma prioridade de "alto nível" na nova gestão.

A passagem de Lula pela COP27, até o momento, tem sido de grande atenção, tanto nacional quanto internacional. O presidente eleito, na quarta, causou filas e aglomerações de pessoas querendo ouvi-lo.

Nesta sexta (18) sua viagem ao Egito se encerra, e Lula e a comitiva seguem para Portugal.

O projeto Planeta em Transe é apoiado pela Open Society Foundations.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES