Lula e a ministra Nísia Trindade receberam o diretor-geral da OMS em Brasília

Presidente esteve reunido com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom

Presidente Lula, ministra da Saúde com Tedros Adhanom | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PTrecebeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, em uma reunião no Palácio do Planalto, juntamente com a ministra da Saúde do Brasil, Nísia TrindadeA visita de Adhanom ao Brasil precede o lançamento do "Plano de Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente" pelo Ministério da Saúde, programado para quarta-feira (7). 

O plano visa erradicar doenças que impactam de maneira mais intensa populações em situação de vulnerabilidade social, como tuberculose, malária, HIV e hanseníase. Durante o encontro, fontes do Ministério da Saúde indicam que Adhanom discutirá com Lula sobre o complexo industrial da saúde. O Ministério lançou estratégias em setembro do ano passado para impulsionar o desenvolvimento da indústria de saúde no país, buscando mitigar preocupações crescentes durante a pandemia, como o enfraquecimento da indústria nacional e a alta dependência de insumos básicos importados, especialmente da China e da Índia.

A visita do diretor-geral da OMS ocorre em um momento em que o Brasil enfrenta um aumento nos casos de dengue. No último sábado (3), o Ministério da Saúde iniciou as atividades do Centro de Operações de Emergência (COE) contra a dengue e outras arboviroses. O COE tem como missão coordenar as ações de combate à doença e monitorar a evolução da epidemia.

Este ano, o Brasil já registrou 345.235 casos prováveis de dengue, com 36 mortes confirmadas e outras 234 em investigação, de acordo com dados desta segunda-feira. Considerada a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES