Lula sanciona lei que torna Dia da Consciência Negra em feriado nacional

A data, celebrada em 20 de novembro, marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no século XVII

Presidente Lula sanciona lei que torna 20 de novembro em feriado nacional | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira, 21, o Projeto de lei que institui o feriado nacional do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em todo o Brasil. A data, celebrada em 20 de novembro, marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no século XVII, e já era reconhecida como feriado em seis estados e aproximadamente 1,2 mil cidades.

O projeto de lei foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados em 29 de novembro, com 286 votos a favor e 121 contra. A proposta, que oficializa o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, recebe agora a denominação de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, a data já é considerada feriado em seis estados brasileiros e em cerca de 1.200 cidades.

A deputada Reginete Bispo (PT-RS), relatora da proposta, ressaltou que a escolha do feriado é uma iniciativa significativa da bancada negra para iniciar esforços de combate ao racismo e promoção da igualdade racial. Ela destacou a importância dos símbolos e datas alusivas aos eventos cruciais da história do país. Na votação, a deputada também prestou homenagem ao senador Paulo Paim, relator da proposta no Senado, e à deputada Benedita da Silva.

A decisão dividiu opiniões no Plenário. A deputada Carol Dartora considerou a aprovação uma celebração da bancada negra, visando o reconhecimento dos mais de 300 anos da população escravizada no Brasil e a necessidade de superação do racismo estrutural. Por sua vez, o deputado Chico Alencar enfatizou a importância da data para celebrar a negritude da população brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES