Lula se reúne com príncipe saudita que deu joias ao ex-presidente Bolsonaro

Representantes sauditas indicaram ao presidente Lula que desejam ampliar investimentos no Brasil

Lula e com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (10), o presidente Lula e o príncipe saudita, Mohammed bin Salman, tiveram um encontro de aproximadamente 20 minutos no hotel Taj Palace, localizado às margens da cúpula do G20. O príncipe, conhecido como MbS e também atuando como primeiro-ministro da Arábia Saudita, não trouxe presentes para Lula, de acordo com informações do governo brasileiro. Vale mencionar que o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, está sob investigação devido ao recebimento de joias por parte dos sauditas e por não ter encaminhado esses presentes para o arquivo público, mantendo-os em seu acervo pessoal.

Foi a primeira reunião bilateral entre Lula e MbS, e o saudita manifestou, diversas vezes, interesse em investir no Brasil no setor de óleo, gás, mineração e também em combustíveis verdes. A Arábia Saudita, porém, foi a principal opositora à ideia de incluir na declaração final do G20 a menção a objetivos específicos para o cronograma de eliminação do uso de combustíveis fósseis e de uma data para o pico de emissões de carbono.

O reino do Golfo tem investido em combustíveis como hidrogênio verde, para, segundo ambientalistas, tentar fazer um "greenwashing" e melhorar a reputação do país no setor ambiental. Lula ia se reunir com MbS em junho na França, durante a cúpula de financiamento ao desenvolvimento organizada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, mas a bilateral não aconteceu. O primeiro encontro foi então marcado para o sábado (9), mas o saudita desmarcou com Lula devido a uma extensão não prevista em sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

De acordo com uma fonte do governo brasileiro presente na reunião, o príncipe saudita iniciou o encontro mencionando que estava ciente da ampla notoriedade do ex-presidente Lula, tendo ouvido falar dele em diversas ocasiões. 

(Com informações da Folhapress - Patrícia Campos Mello)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES