Lula se reúne no Pará com Macron, que visita o solo amazônico pela 1ª vez

Macron vai estar também com líderes comunitários e indígenas; viagem de três dias inclui ainda Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília

Lula se reúne no Pará com Macron, que visita o solo amazônico pela 1ª vez | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe em Belém (PA) o presidente da França, Emmanuel Macron. A programação abarca uma reunião em um barco às margens da Baía de Guajará, apresentação de projetos de desenvolvimento sustentável do cacau, encontro com indígenas e líderes comunitários, além de uma visita a uma parte da floresta amazônica. 

TEMAS QUE SERÃO DISCUTIDOS: Na tarde de hoje, Lula recebe Macron para um encontro significativo. Esta será a primeira vez que o presidente francês visita a Amazônia, apesar das críticas à política ambiental sul-americana. Os temas em destaque nas discussões entre os líderes serão a mudança climática e a proteção das florestas, com especial ênfase na Amazônia. Em seguida, eles farão uma visita à Ilha de Combú, onde serão apresentados projetos sustentáveis e terão a oportunidade de se encontrar com líderes indígenas e comunitários locais. Lula pretende expor a Macron a "complexa realidade" dessa região. 

REFEIÇÃO PARA MACRON: Foi apurado que o governo brasileiro está preparando uma refeição amazônica para Macron. De acordo com membros do Ministério das Relações Exteriores, o presidente francês informou que uma de suas restrições alimentares é evitar o consumo de peixe de água doce. A proposta também inclui levar os dois líderes para uma parte inicial da floresta. A expectativa é que o dia seja carregado de simbolismo, destacando a preocupação de Lula com a proteção das matas em todo o país. 

COP30: Belém foi incluída no itinerário brasileiro devido à sua importância como cidade-sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), agendada para o próximo ano. Além das questões ambientais, a visita de três dias de Macron tem como foco temas econômicos, energéticos e políticos. Esta é a primeira vez que o presidente francês visita um país latino-americano desde que assumiu o cargo, em 2017. Vale destacar que a França é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil. 

RIO DE JANEIRO: A próxima parada de Macron será em Itaguaí, no Rio de Janeiro. Lula estará presente ao lado do presidente francês durante a cerimônia de lançamento de um submarino de propulsão convencional. O procedimento de submersão é breve, levando cerca de 30 minutos. A primeira-dama, Rosângela da Silva, também conhecida como Janja, realizará o gesto. Durante essa etapa, os líderes discutirão o futuro do programa de defesa territorial relacionado aos produtos aquáticos. 

SÃO PAULO E BRASÍLIA: Após visitar Itaguaí, Macron segue para São Paulo, enquanto Lula retorna a Brasília. Em São Paulo, o foco é econômico, com um almoço empresarial na Fiesp e um encontro com personalidades da cultura brasileira. O comércio bilateral entre os países foi de US$ 8,4 bilhões em 2023. Macron planeja fazer uma caminhada na avenida Paulista e há a possibilidade de visitar o Masp.

Em Brasília, o foco é político. Macron será recebido por Lula no Palácio do Planalto, com discussões sobre o acordo Mercosul-União Europeia, o conflito na Faixa de Gaza e a guerra na Ucrânia. Após a reunião bilateral, serão assinados cerca de 15 acordos, abrangendo temas como cooperação técnica, modernização da gestão pública e criação de um centro de imunologia no Ceará. Além disso, há outros 15 temas em negociação. Macron também se reunirá com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES