Magistrada que interrompeu julgamento de Moro tem foto vazada com o ex-juiz

A controvérsia em torno da imagem promete prolongar a tensão no julgamento e levanta questões sobre a independência do judiciário no caso

Desembargadora Cláudia Cristofani e Sergio Moro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União), foi novamente interrompido na última quarta-feira (3), após um pedido de vista da desembargadora Cláudia Cristofani. Com o placar empatado até o momento, o relator Luciano Carrasco Falavinha se manifestou pela absolvição de Moro, enquanto o desembargador José Rodrigo Sade votou pela condenação, agendando-se a próxima sessão para segunda-feira (8).

As acusações contra Moro incluem abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação durante a pré-campanha de 2022. No entanto, desde o início, a atenção tem se voltado para o voto de Cristofani, especialmente após a revelação de uma foto em que ela aparece ao lado de Moro, despertando questionamentos sobre sua imparcialidade.

A desembargadora, que tomou posse em 2013 e exerceu a relatoria de processos da Lava Jato, negou amizade com Moro, afirmando que a foto foi registrada durante uma reunião entre colegas de magistratura nos anos 90. O impacto da imagem é tal que partidos envolvidos no processo descartaram pedir a suspeição de Cristofani, temendo a possível convocação de um desembargador próximo a Moro como substituto.

Em resposta às especulações, Cristofani reiterou sua posição, destacando decisões contrárias aos interesses de Moro ao longo de sua carreira e ressaltando a idade da fotografia como evidência de sua imparcialidade. A controvérsia em torno da imagem promete prolongar a tensão no julgamento e levanta questões sobre a independência do judiciário no caso.

“A fotografia de um grupo de sete juízes federais foi tirada há mais de 30 anos – se foram até a longínqua década de 90 para pinçar uma foto em que aparecem juntos colegas que trabalharam por anos no mesmo prédio, a ausência de material recente na era digital mais revela que não são amigos pessoais do que o oposto”, escreveu Cristofani.

Para mais informações, acesse meionews.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES