Ministério da Educação envia PL que altera o novo ensino médio

A minuta aborda também temas como a oferta de ensino noturno, modalidades do ensino de jovens e adultos (EJA), educação escolar quilombola e indígena.

Avalie a matéria:
Ministério da Educação | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministério da Educação (MEC) encaminhou à Casa Civil, nesta sexta-feira, 22, uma minuta de Projeto de Lei (PL) visando modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 13.415/1996. A proposta propõe aumentar a carga horária da Formação Geral Básica do ensino médio para 2.400 horas, e proíbe a oferta desses conteúdos de maneira remota ou híbrida.

Os componentes curriculares da formação básica devem partir dos seguintes elementos: língua portuguesa e literatura, línguas estrangeiras (sendo inglês e espanhol de oferta obrigatória), artes, educação física, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química e biologia.

Além disso, a proposta revoga a organização dos itinerários formativos e propõe a flexibilização curricular através dos chamados percursos de aprofundamento e integração de estudos, os quais devem articular, no mínimo, três áreas de conhecimento ou integrar-se ao ensino profissional.

A minuta aborda também temas como a oferta de ensino noturno, modalidades do ensino de jovens e adultos (EJA), educação escolar quilombola e indígena. Essa medida representa uma conquista para os movimentos ligados à educação que questionavam a configuração do novo ensino médio, incluindo entidades que participaram da coordenação da consulta pública sobre o tema realizada pelo MEC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES