No PI, mais de 23 mil servidores têm direito a aposentadoria especial

Segundo estudo do IPEA, a maioria é composta por docentes, cerca de 16 mil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), referente ao ano de 2017, aponta para um panorama do setor previdenciário nos entes federados, considerado o maior gargalo das administrações públicas em todo o país; o levantamento, coordenado pelo pesquisados Claudio Hamilton dos Santos mostra que no Piauí, cerca de 23,6 mil servidores têm direito a aposentadoria especial, destes, a maioria é composta por docentes, cerca de 16 mil.

Segundo o IPEA, os dados dos quantitativos de policiais civis foram todos extraídos da Estadic, haja vista que os números da Rais se mostraram, em sua maioria, erráticos. “As estimativas reportadas sugerem que o percentual de segurados com direito a aposentadorias especiais no total dos segurados ativos dos RPPSs estaduais é próximo de 50%, em média. As estimativas dão conta, também, que, em média, 27,7% dos servidores estatutários e militares estaduais ativos em 2013 eram docentes da educação básica, 17,6% eram militares e 4,2% eram policiais civis. Os dados (amostrais) da Pnad apontam números um pouco menores, com percentuais estimados de 28% para os docentes, 9,7% para os militares e 2,6% para os policiais civis, mas, ainda assim, muito significativos”, indicou o pesquisador.

No levantamento, Claudio Hamilton mostra que o peso das aposentadorias especiais no RPPS (Regime Própria de Previdência Social) dramatiza o quadro apresentado na área nos Estados. Nas regras atuais, os policiais e bombeiros militares, em particular, tendem a se aposentar por volta dos 50 anos de idade. “Neste último caso, o forte aumento do peso relativo dos militares acima de 40 anos verificado entre 2006 e 2015 indica que um enorme contingente perto de 40% de todo o efetivo atual de militares estaduais deverá se aposentar na próxima década”, sinalizou.

EBC



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES