No Piauí, 18 prefeitos reduziram o próprio salário

Além disso, 13 suspenderam a prestação de serviços

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Instalada no país com mais afinco desde 2016, a crise econômica segue impondo reflexos nos Estados e municípios, no Piauí pelo menos 18 Prefeituras reduziram o salário do líder do Poder Executivo, além de vereadores. Os números foram divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pode aumentar nos próximos dias, já que 123 líderes municipais ainda não responderam a instituição sobre tal problemática.

Além disso, 13 suspenderam a prestação de serviços, como por exemplo a coleta de lixo. Estima-se que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) emita uma notificação a 119 municípios do Piauí que ultrapassaram o limite prudencial da Lei de Responsabilidade (LRF) no que tange as despesas com pessoal.

A notificação é para dar conhecimento aos gestores da situação e, de acordo com a circunstância, para que adotem imediatamente as providências cabíveis para colocar as despesas com pessoal dentro dos limites estabelecidos pela LRF. A LRF fixa em 54% da receita corrente líquida o limite legal de gastos com pessoal nos municípios. Mas os gestores devem ser notificados quando passam a gastar 48,6% (limite de alerta) e 51,30% (limite prudencial) da receita corrente com pessoal.

No documento, geralmente há um alerta que o descumprimento do limite legal da despesa com pessoal (54%), sem a adoção de providências para redução dos gastos e recondução ao limite, poderá resultar em penalidades como cassação do mandato e perda da função pública do prefeito, impedimento ao município de recebimento de transferências voluntárias, multa ao gestor, dentre outras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES