PGR se manifesta contra recurso de Bolsonaro para reverter inelegibilidade

A PGR também se manifestou sobre o pedido da defesa de Bolsonaro para considerar o ministro Cristiano Zanin, relator do caso, impedido de analisar o processo

Avalie a matéria:
Ex-presidente Bolsonaro tenta reverter sua inelegibilidade | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, apoiando a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a ficar inelegível por oito anos.

O que aconteceu: Em junho do ano passado, o TSE condenou Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, após ele utilizar a estrutura física do Palácio da Alvorada para realizar uma reunião com embaixadores em julho de 2022, onde criticou o sistema eletrônico de votação.

Opinião: O vice-procurador da República, Alexandre Espinosa, opinou que não cabe ao Supremo revisar a decisão da Justiça Eleitoral que condenou o ex-presidente, afirmando que reavaliar o juízo do TSE sobre o dano causado ao processo na conduta de Bolsonaro exigiria a reconstrução de fatos relevantes, o que não é adequado para a instância extraordinária.

A PGR também se manifestou sobre o pedido da defesa de Bolsonaro para considerar o ministro Cristiano Zanin, relator do caso, impedido de analisar o processo. Antes de chegar ao Supremo, Zanin atuou como advogado da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pleito de 2022. A PGR considerou as alegações da defesa genéricas e subjetivas, insuficientes para configurar o impedimento alegado.

Com a condenação no TSE, Bolsonaro ficou impedido de concorrer às eleições até 2030. Ele também enfrenta uma segunda condenação no caso do uso eleitoral das comemorações de 7 de setembro de 2022. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES