Piauí ganhará novo complexo fotovoltaico com 18 usinas

A previsão para início das obras é o segundo semestre de 2019

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em comunicado à imprensa especializada na quarta-feira, 23 de janeiro, o Grupo Interalli anunciou que iniciará a construção do Complexo Fotovoltaico Marangatu, que será instalado em uma área de 2.100 hectares, no  município piauiense de Brasileira. O empreendimento será formado por 18 usinas fotovoltaicas, de modo que o Complexo Marangatu totalizará 540 megawatts (MW) de potência instalada após a conclusão das obras.

As licenças para o novo Complexo de energia limpa foram emitidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Piauí (SEMAR) e trazem condicionantes para a emissão da licença de instalação do Complexo Solar. Com a anuência do Governo Estadual, a previsão para início das obras é o segundo semestre de 2019.

Ambiente e Energia

Neste âmbito, de acordo com o diretor do Grupo Interalli, Fabrício Slavieiro Fumagalli, o estado do Piauí entende que um empreendimento deste porte  contribui para o desenvolvimento da região. “Estamos apostando na geração de energia limpa, de emprego e  renda no Piauí. O Complexo Marangatu será instalado em uma área com altos níveis de radiação solar e vai contribuir para atender a crescente demanda de energia do país”, frisou. 

A empresa apontou que o estado do Piauí lidera o ranking nacional onde o retorno de investimentos feitos em projetos de geração solar fotovoltaica se dão de maneira mais rápida, de acordo com levantamento da comercializadora Comerc Solar, relativo a 2018.  O ranking leva em conta a irradiação solar de cada região, a tarifa de energia convencional cobrada no local e a taxa de ICMS em vigor no estado.

Ainda de acordo com a Interalli, informações da Agência Nacional de Energia Elétrica indicam que a geração de eletricidade a partir da captação em painéis instalados nos telhados das casas ou no terreno do estacionamento das empresas chega a 136 MW, em 16,4 mil unidades no Brasil.

Ao todo, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil possui uma potência instalada solar fotovoltaica de 1.750,6MW. A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada a nível mundial. Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES