Piauí supera a marca de 800 mil matrículas na educação básica

O Censo Escolar aponta para 43.625 matrículas em creches

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados finais do Censo Escolar de 2018, divulgados pelo Ministério da Educação na última sexta-feira, 21 de dezembro, mostram que o Piauí entre a rede estadual e municipal alcançou a marca de 809.867 matrículas na educação básica (que inclui infantil, fundamental e EJA). No ensino fundamental há o maior número de alunos, incluindo os anos iniciais e finais são 398.698 piauienses estudando.

Além disso, o Censo Escolar aponta para 43.625 matrículas em creches, 74.727 em pré-escola, 113.254 matrículas no ensino médio e por fim, 179.563 no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Estado.

Segundo o Ministério, o levantamento anual detalha a quantidade de matrículas registradas em creches, pré-escola, ensinos fundamental e médio, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e são referentes à educação básica em estados, municípios e no Distrito Federal. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O Censo Escolar é feito anualmente. Contabilizar o número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação, como a distribuição de livros, o transporte escolar, a instalação de bibliotecas e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelo sistema, que coleta as informações do Censo Escolar e gerencia os dados para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, bem como para a implementação de políticas públicas na área de educação.

CRESCIMENTO - O número de matrículas nas creches do Piauí subiu cerca de 10%, assim, o Estado se consolida neste recorte, já que recente relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação aponta que na faixa de 4 e 5 anos o Piauí é o líder do país no índice de crianças frequentando a escola ou creche.

Para se ter uma ideia, o índice de piauienses nessa idade que frequentam uma unidade de ensino é de 99,2%. O ano base é 2016, nisso, desde o início da série histórica, a elevação proporcional no Estado foi de 18,4%, haja vista que em 2004 o número da população de 4 e 5 anos que frequentava a escola era de 80,8%.

O diagnóstico foi produzido pelos pesquisadores da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), responsável pela produção de estudos para subsidiar o monitoramento do PNE. O documento resulta de um processo de discussão, construção e aprimoramento de indicadores, que buscou incorporar as perspectivas qualificadas de técnicos, especialistas, gestores, educadores e representantes de entidades governamentais e não governamentais que atuam na área educacional e estão envolvidos no monitoramento do PNE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES