PR vai ao Supremo por vaga de Clodovil

O cargo deixado pelo estilista foi ocupado por Jairo Paes de Lira (PTC-SP)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Partido da República (PR) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (1º) pedindo o direito de herdar a vaga deixada pelo deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), que morreu no dia 17 de março. O cargo deixado pelo estilista foi ocupado por Jairo Paes de Lira (PTC-SP), suplente da legenda pela qual Clodovil foi eleito em 2006, com quase 500 mil votos.

No mandado de segurança, o PR argumenta que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu que Clodovil deixou o PTC para ingressar no PR com justa causa. No dia 12 de março, menos de uma semana antes da morte de Clodovil, a Corte Eleitoral absolveu o deputado da acusação de infidelidade partidária.

Na ação, o PR pede que o Supremo conceda uma liminar (decisão provisória) ao partido, declarando vago o mandato de Clodovil e convocando o 1º suplente do PR para exercer a função. De acordo com a legenda, a vaga seria de Aurélio Miguel (PR), ex-judoca e vereador da cidade de São Paulo. O PR pede também que o deputado Paes de Lira seja comunicado para prestar informações.

A Mesa Diretora da Camara deu posse no último dia 24 a Paes de Lira, que teve cerca de 7 mil votos, usando a interpretação de que, em caso de morte do deputado titular da vaga, se dá posse ao 1º suplente do partido pelo qual o parlamentar foi eleito, e não ao 1º suplente da legenda na qual o deputado estava filiado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES