Prefeitos do Médio Parnaíba conhecem proposta de saneamento

O prefeito de Floresta, Avelar Lopes, concorda com a alternativa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor geral do Instituto de Águas e Esgotos, Herbert Buenos Aires, reuniu-se em Teresina, com prefeitos do Médio Parnaíba para discutir a universalização dos serviços de água e esgoto no Piauí e a transferência das operações da Agespisa para o Instituto. A reunião faz parte de uma série de encontros que estão sendo realizados para discutir o tema. O próximo debate será em Simplício Medes, com prefeitos da região. 

“Essas reuniões têm o objetivo de explicar aos gestores todo o processo que o Governo do Estado está desenvolvendo para enfrentar os déficits de saneamento aqui no Piauí e também começar a negociar com as prefeituras que têm contrato com a Agespisa a migração da operação para o Instituto. Da mesma forma, apresentar também uma proposta de trabalho para os prefeitos que o município não é atendido pela Agespisa”, explicou Herbert Buenos Aires.

De acordo com o prefeito do município de Hugo Napoleão e presidente da Associação dos Municípios da Micro Região do Médio Parnaíba (Ampar), Hélio Rodrigues, existe o interesse dos municípios do médio Parnaíba de firmar contrato com o Instituto. “A proposta tem uma boa possibilidade para ter investimento na área do esgotamento e do abastecimento de água. Então a gente vai sair, os municípios do médio Parnaíba. Vamos sair em bloco, trabalhar a minuta da lei para em seguida assinarmos o contrato”, falou o prefeito.

O Estado do Piauí, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico, deve ter a universalização dos serviços de água e esgoto realizada até o ano de 2033. Para tanto, o investimento necessário é de cerca de R$ 3,9 bilhões, dos quais R$ 2,2 bilhões são para o interior do estado. O Piauí possui hoje 67% de cobertura de água, mas somente 7% da população urbana e rural tem atendimento de esgoto, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) 2013.

O prefeito de Floresta, Avelar Lopes, concorda com a alternativa apresentada pelo Governo para solucionar os problemas de saneamento no interior. “Não vai ser da noite pro dia que vamos ter investimentos, mas já é um caminho porque do jeito que está não dá para continuar”, destacou o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES