Presidente Lula sanciona projeto que cria programa para reduzir filas do INSS

Texto permite bônus a servidores que estenderem jornada e uso de telemedicina em perícias da Previdência.

Presidente Lula sanciona projeto que cria programa para reduzir filas do INSS | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, (PT), sancionou o projeto que, dentre outras disposições, institui o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) e promove o reajuste nos salários das forças de segurança do Distrito Federal.

A sanção foi oficializada por meio de uma edição extraordinária do "Diário Oficial da União" nesta terça-feira (14). Em sua decisão, Lula optou por vetar trechos relacionados à cessão de policiais do DF para cargos comissionados e a criação de uma indenização por desgastes orgânicos e mentais na função

O objetivo do texto sancionado nesta terça é a criação de medidas para reduzir filas em processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entre as ações do programa, estão o pagamento de bônus para servidores que trabalharem fora do horário do expediente e a permissão do uso de telemedicina para as perícias.

As regras já estão em funcionamento desde julho, quando o governo editou medida provisória sobre o programa. Segundo a proposta, o programa terá uma duração inicial de nove meses, podendo ser prorrogado por mais três, e vale para:

  • processos administrativos com análise acima de 45 dias
  • serviços médicos periciais com prazo judicial expirado, agendamento acima de 30 dias ou realizados em unidades sem oferta regular de atendimento
  • exames periciais de servidores públicos federais em casos de licença para tratamento de saúde ou por motivo de doença de familiar ou dependente

No caso da análise documental das perícias médicas, o serviço pode ser feito não apenas em dias não úteis, como previa o governo, mas também em dias úteis após o expediente.

O bônus pago a servidores que trabalhem fora do horário de serviço será pago de acordo com uma tabela que correlaciona processos ou serviços concluídos:

  • R$ 68 são pagos no caso de redução da fila do INSS
  • R$ 75 são pagos por redução da perícia médica federal





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES