Primeira parcela do FPM do mês de abril registra queda de 11,38%

Apesar dessa queda no primeiro decêndio, a expectativa para o mês de abril é de um crescimento de 12,6% em comparação com o mesmo mês de 2022

Repasse do Fundo de Participação | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao decêndio de abril de 2023 terá uma queda nominal de 10,11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao considerar a inflação, essa queda aumenta para 11,38%. O valor a ser repassado para as prefeituras, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) será de R$ 5.411.600.475,19 e estará disponível na segunda-feira, dia 10 de abril.

Apesar dessa queda no primeiro decêndio, a expectativa para o mês de abril é de um crescimento de 12,6% em comparação com o mesmo mês de 2022, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No entanto, para que essa expectativa se concretize, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que os dois próximos decêndios devem apresentar um crescimento conjunto superior a 42%.

Repasse do Fundo de Participação dos Municípios (Agência Brasil)No acumulado do ano, o FPM de 2023 apresenta um crescimento real de 3,28% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que é um dado positivo para as finanças municipais.

A CNM alerta para a iminência da divulgação do Censo 2022, que define os coeficientes de distribuição do FPM. Portanto, é importante que as prefeituras estejam atentas às possíveis mudanças que podem ocorrer nos repasses do fundo. Para evitar impactos bruscos, a entidade municipalista defende a aprovação do Projeto de Lei Complementar 139/2022, que propõe uma transição suave em caso de redução dos coeficientes após a divulgação de cada novo censo demográfico.

Além disso, a CNM também defende que o novo Censo entre em vigor assim que for divulgado, considerando o prazo já longo de defasagem na contagem populacional e as discrepâncias existentes. A previsão é que a divulgação do Censo ocorra ainda em abril. Portanto, é necessário redobrar os cuidados com o planejamento e a execução das despesas municipais diante dessa possível mudança nos coeficientes de distribuição do FPM.

Acesse aqui os valores que serão pagos a cada Município por coeficiente de Estado.

/



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES