Projeto de lei vai garantir anexação de território a Barreiras do Piauí

Franzé Silva anunciou que vai apresentar Projeto de Lei para anexar o território de 140 km² ao município de Barreiras do Piauí.

Avalie a matéria:
Reunião para discutir territórios | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí (CETE) discutiu a situação dos territórios em situação de litígio entre Piauí e estados vizinhos nesta terça-feira (16), durante reunião onde foi tratada ainda a situação do território da Chapada das Mangabeiras, relativo ao litígio entre Piauí e Tocantins, e o litígio de terras entre Piauí e Ceará.

Sobre a Chapada das Mangabeiras, o presidente da CETE, deputado estadual Franzé Silva (PT), anunciou que vai apresentar Projeto de Lei para anexar o território de 140 km² ao município de Barreiras do Piauí, concluindo, portanto, o processo de incorporação dessa área, tendo em vista a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), favorável ao Piauí.

Reunião da Comissão de Estudos Territoriais 

Quanto ao litígio entre Piauí e Ceará, o deputado Franzé Silva observa que, em tratativa com a Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI), está estudando apresentar Projeto de Lei para garantir segurança jurídica aos donos de imóveis, quanto à titularidade de terras envolvidas naquela área. Também foi tratado sobre a revisão territorial da região da Serra da Capivara.

O deputado diz que foi feito um cronograma para revisão dos territórios da Serra da Capivara e da Chapada das Mangabeiras. "Os municípios dessa região serão os primeiros que terão revisão definitiva, para termos um mapa desses dois territórios, eliminando qualquer possibilidade de conflito. A equipe técnica já inicia a notificação das prefeituras e câmaras, para trabalharmos nesses territórios já em dezembro e janeiro”, explica.

“Também vamos apresentar Projeto de Lei para anexar a área do os 140km² da região do Matopiba a Barreiras do Piauí. É uma área muito produtiva e rica, que, embora já decidido pelo STF favoravelmente ao Piauí, não há decisão legal para anexação. Vamos, portanto, apresentar o Projeto de Lei na Alepi e definir de vez essa importante área para Barreiras e para o Piauí”, ressalta Franzé.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES