Rafael Fonteles destaca importância do turismo para o desenvolvimento do PI

Rafael Fonteles destacou que tem a convicção que o turismo tem uma importância muito grande para geração de emprego, trabalho e renda

Avalie a matéria:
rafael | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pré-candidato a governador pelo PT, Rafael Fonteles, participou nesta terça-feira (10) do evento 'Turismo: propostas para o Piauí', promovido pela Rede Pense Piauí Turismo, em parceria com a Câmara Setorial de Turismo, que objetiva conhecer as ideias dos pré-candidatos a governador para o setor. 

No encontro, realizado no auditório do Senac, na Avenida Campos Sales,  Rafael Fonteles destacou que tem a convicção que o turismo tem uma importância muito grande para geração de emprego, trabalho e renda, sendo este o eixo principal do seu programa de governo.

Rafael Fonteles participa de evento promovido pela Rede Pense  Piauí Turismo

“O turismo é importante para o desenvolvimento econômico de qualquer município, estado ou país, pois gera emprego e renda com uma grande eficiência, gera PIB associada à geração de emprego, e cria cadeias de negócios na região, que impulsionam a economia. Por isso, estamos ouvindo e discutindo  propostas  que permitem avançar nessa área, visando identificar quais são as prioridades para os sete pólos turísticos do Piauí e qual o volume de investimentos que o Estado pode suportar no setor”, afirma o pré-candidato a governador, Rafael Fonteles. 

Ele ressalta ainda exemplos de países onde o turismo  é uma prioridade e um vetor de impulsionamento da economia, a exemplo da Espanha, onde o setor do turismo é responsável  por 20% do PIB.

Evento discutiu sobre as propostas na área do turismo no Piauí

Rafael reconhece que o Estado deve ser um impulsionador do turismo, uma vez que é um setor de serviços que gera divisas, principalmente quando contribui com a melhoria da infraestrutura. 

Fonteles ainda acrescenta que tem essa convicção desde quando foi secretário estadual da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, na gestão do Governador Wellington Dias, por isso priorizou investimentos que contribuem para desenvolver o litoral, um dos principais pontos turísticos e de potencialidades económicas do Estado, como a implantação e modernização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, que é a segunda ZPE em funcionamento no Brasil e a primeira com distrito tecnológico. 

O governo também fez a Parceria Público Privada (PPP) do Aeroporto de Parnaíba para potencializar o turismo. E ainda investe em infraestrutura, priorizando obras importantes para alavancar o turismo e fortalecer a atividade econômica, como a Adutora do Litoral, que já levou abastecimento d´água para várias comunidades da região, sendo realizada com recursos do Estado, na ordem de R$ 73 milhões. 

“São iniciativas como essas que estimulam o turismo, o crescimento e o desenvolvimento econômico. Mas também  precisamos trabalhar em parceria com outros setores, inclusive com a iniciativa privada. E nesse sentido queremos aproveitar a contribuição de todos, inclusive para elencar as prioridades”, ressalta Rafael Fonteles.  

Durante o evento, o pré-candidato a governador disse que é importante conhecer e trazer as experiências bem sucedidas de outros Estados, a exemplo do Ceará, e até de outros países, para tentar implantar e desenvolver o turismo do Estado. Rafael ainda pediu a contribuição da Rede Pense Piauí Turismo e da Câmara Setorial de Turismo, além de outras instituições que representam o setor,  para elencar propostas prioritárias para aperfeiçoar seu plano de governo nessa área. 

O encontro reuniu especialistas, trabalhadores e empresários, com o objetivo de discutir as perspectivas para o futuro e as possibilidades para o Estado desenvolver o turismo, de forma consciente e sustentável, e alavancar ainda mais o crescimento econômico do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES