'Resistência' pode ser primeiro cão a subir a rampa do Planalto

Vira-lata foi adotada por Janja Silva, esposa de Lula, quando o petista estava preso em Curitiba em 2018

Avalie a matéria:
'Resistência' pode ser primeiro cão a subir a rampa do Planalto | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve contar com uma participante inédita que irá acompanhá-lo na rampa do Palácio do Planalto no dia 1º de janeiro de 2023 em Brasília: sua cachorra de estimação batizada de Resistência. As informações são do Portal g1/SP.

A vira-lata de 4 anos foi adotada pela futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, quando Lula esteve preso em Curitiba, em 2018.

Vira-lata Resistência vai subir rampa do Palácio do Planalto com Lula — Foto: Reprodução/Facebook Lula 

Resistência chegou a ficar 580 dias com militantes na "Vigília Lula Livre", acampamento que foi feito ao lado da sede da Polícia Federal de Curitiba, até que foi levada para a casa de Janja. Até então, ela estava morando com o casal presidencial na capital paulista.

Em entrevista ao Fantástico em novembro, Janja falou sobre a ideia de Resistência acompanhar Lula na posse, que está sendo coordenada por ela. A expectativa do gabinete do governo de transição é que o evento reúna 300 mil pessoas.

Lula com a cadela Resistência — Foto: Reprodução/Facebook Lula 

"Ela é nosso amuletinho, eu diria assim. A Resistência foi encontrada e adotada pela vigília. Ela ficou alguns meses na vigília, mas como era muito frio em Curitiba, ela ficou doentinha e eu falei: ‘Vamos lá, Resistência, você vai pra minha casa’. Ela foi. Contei isso por carta pra ele: ‘Olha só, temos uma filha nova’. E aí o pessoal da vigília falou: ‘A Resistência vai subir ainda a rampa do Planalto’. A Resistência estará lá", disse. 

Nesta segunda-feira (26), a futura primeira-dama divulgou nas redes sociais que a vira-lata já estava em Brasília. No entanto, ainda não está confirmado oficialmente se a cachorrinha acompanhará Lula e Janja na subida da rampa do Planalto. 

"Resistência e seu inseparável patinho já estão em Brasília para a posse. Ela está ansiosa para encontrar com vocês. Estamos trabalhando muito para garantir que todos participem dessa festa histórica com toda segurança", escreveu. 

Resistência em Brasília — Foto: Reprodução/Instagram 

E quem é Resistência?

Em dezembro de 2019, o perfil de Lula fez uma publicação no Facebook contando a história da vira-lata, que se tornou a primeira mascote do então Acampamento Lula Livre.

"Chovia e fazia menos de 15 graus quando uma pequena vira-lata preta cruzou a tumultuada Via Rápida do bairro Santa Cândida, um dos mais altos e mais gelados de Curitiba. Desviando entre os carros e assustada pelo barulho das buzinas, a pequena filhote tremia e se encolhia quando dois homens que passavam pelo local finalmente a acolheram". 

Cadela Resistência que vai acompanhar Lula na posse no dia 1º de janeiro — Foto: Reprodução/Facebook Lula 

"Era abril de 2018 e os dois não eram dali. Marquinho e Cabelo, metalúrgicos de São Bernardo do Campo, não pensaram duas vezes e, assim, a cachorrinha batizada de Resistência tornou-se a primeira mascote do então Acampamento Lula Livre. A pequena Resistência, com pouco mais de dois meses de vida, passou a emprestar calor e alegria aos novos moradores da capital do Paraná".

Ainda conforme a publicação, a cadela foi caindo nas graças de toda a vigília e passeava por todo acampamento.

Resistência com Janja na casa — Foto: Reprodução/Instagram 

"Abrigada por uma bandeirinha do PT, a cachorrinha comunitária passeava por todo acampamento. Latia e rosnava para quem ameaçava hostilizar o local, tirava foto com artistas e lideranças que se somavam à Vigília, até o dia em que adoeceu e precisou ser internada. Na Vigília, diziam que a vira-lata refletia o humor das coisas, o estado de humor da resistência como um todo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES