Revisão da vida toda do INSS pode sofrer mudanças no STF com ação de 1999

O fator previdenciário, criado em 1999, tinha o propósito de limitar os pedidos de aposentadoria, mas acabou por diminuir o valor dos benefícios

Luís Roberto Barroso - presidente do STF | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a decidir sobre um processo de mais de 20 anos que questiona a implementação do fator previdenciário, uma ação que pode impactar a revisão da vida toda no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A revisão, aprovada em dezembro de 2022 por 6 votos a 5, é um processo judicial no qual os aposentados buscam a correção do benefício, incluindo salários antigos no cálculo da renda previdenciária.

A tese da revisão da vida toda é contestada pela Advocacia-Geral da União (AGU), que pede a anulação da decisão e o retorno do caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Inicialmente previsto para 1º de fevereiro, o julgamento foi adiado para 28 de fevereiro, quando também será incluída na pauta a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2.111, que questiona o fator previdenciário.

O fator previdenciário, criado em 1999, tinha o propósito de limitar os pedidos de aposentadoria, mas acabou por diminuir o valor dos benefícios. A revisão da vida toda busca corrigir distorções ao permitir que o aposentado inclua no cálculo salários antigos, anteriores a julho de 1994.

O julgamento, aguardado para 28 de fevereiro, analisará os embargos de declaração, que visam esclarecer pontos da decisão anterior. A preocupação dos advogados que defendem a revisão é com o voto do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, na ação do fator previdenciário. A decisão sobre a inconstitucionalidade do fator pode influenciar o direito à revisão da vida toda.

A revisão da vida toda é uma importante questão para os aposentados do INSS, proporcionando a correção do benefício com base em salários mais antigos. A decisão do STF poderá impactar diretamente milhares de brasileiros que aguardam a definição sobre esse direito previdenciário. O tema é complexo, envolvendo aspectos técnicos e jurídicos, e sua resolução terá impactos significativos para os beneficiários da previdência social no país.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES