Regina Sousa recebe reivindicações de índios Tabajaras Ypi do Piauí

Os índios pediram ajuda para perfuração de poços na localidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes da tribo Tabajara Ypi se reuniram com a senadora Regina Sousa para solicitar ajuda para resolver a crise hídrica na tribo com 75 pessoas, no município de Piripiri, a 164 km de Teresina. Eles também pediram apoio para a regularização das terras e do sistema de saúde e para a instalação de uma escola indígena na comunidade Canto da Várzea.

O cacique José Guilherme contou que as pessoas precisam andar 5 km para conseguir água na localidade Cajazeiras. E por isso pediram apoio da senadora para a perfuração de poços na localidade em que residem as 11 famílias indígenas.

Outro problema dos índios é que não há Unidade Básica de Saúde para atendê-los e por isso precisam que o serviço de saúde seja regularizado. O indigenista e funcionário da Fundação Nacional do Índio, Romeu Tavares explicou que os índios não tem condições financeira para buscarem atendimento médico nas cidades.

Sandra Miranda, representante da tribo, pediu apoio para a regularização das terras em que moram para que as famílias possam cultivar a terra sem a preocupação em ter que sair. E informou que no Piauí tem cerca de 20 mil índios espalhados por alguns municípios, como Piripiri e Queimada Nova. E pediu apoio para a instalação de uma escola indígena na localidade para que as crianças sejam educadas com base nos costumes indígenas.

A senadora Regina Sousa informou que vai encaminhar as solicitações dos índios aos órgãos competentes, como a Fundação Nacional de Saúde para resolver o problema da falta de água com a perfuração de poços. E informou que levará ao ministro da Saúde, Marcelo Castro a solicitação para a construção de Unidade Básica de Saúde.  E também irá encaminhar a situação sobre as terras para o diretor do Instituto de Terras do Piauí, José Osmar Alves. E a reivindicação da escola será encaminhada para a Secretaria da Educação do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES