Tarcísio de Freitas veta projeto de vacinação contra HPV nas escolas de SP

A vacina atualmente é direcionada para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade, além de pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos.

Avalie a matéria:
Governador Tarcísio de Freitas | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador  do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, filiado ao partido Republicanos, decidiu vetar um projeto de lei que visava expandir a campanha de combate ao HPV no estado, com a proposta de incluir a vacinação de crianças e adolescentes nas escolas anualmente. As parlamentares Patrícia Gama (PSDB), Marina Helou (Rede), Delegada Graciela (PL) e Edna Macedo (Republicanos) foram as responsáveis pela proposição do projeto, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no início de agosto.

O veto foi oficializado por meio de publicação no Diário Oficial do governo, datado de 14 de setembro. Na justificativa apresentada, Tarcísio argumentou que já existem políticas públicas em vigor abordando o tema. Em resposta, a Secretaria da Saúde explicou que o veto se deu por razões técnicas, ressaltando que toda estratégia de vacinação deve ser elaborada em conjunto com os municípios. O estado de São Paulo segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações, sob responsabilidade do governo federal. 

A pasta destacou que já existem diversas ações em andamento no combate ao HPV, incluindo a imunização que está disponível desde 2014 como vacina de rotina em mais de 5.000 postos no estado, via Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina atualmente é direcionada para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade, além de pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos.

A Secretaria da Saúde ainda informou que já desenvolveu uma proposta para a imunização nas escolas, sendo que desde março deste ano, está sendo realizado um piloto com escolas do Sesi e Senai. Essa ação foi pactuada com o Conselho Intergestores Bipartite (CIB), responsável pela execução da política pública de vacinação determinada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Adicionalmente, a pasta anunciou o início de uma grande campanha de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, incluindo a vacina contra HPV, que terá início em 30 de setembro e será realizada em escolas estaduais, municipais e particulares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES